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By Ferramentas Blog

Suporte para a caixa de transferência by Geniva


O suporte auxiliar traseiro da caixa de transferência (T-case) é um acessório fabricado e comercializado pelo camarada Geniva e visa minimizar as famosas e indesejadas vibrações na caixa de transferência do Niva.

Para adquirir o produto  diretamente com o Geniva, acesse:



O Suporte T-case

O suporte é uma peça bem construída, em aço anodizado, reforçado, com soldas muito bem-feitas e furações precisas. O Kit é composto por um suporte em aço, um coxim com porcas e arruelas, além de três prisioneiros na medida adequada para substituírem os prisioneiros originais da caixa.






Devido a necessidade de furar o assoalho do carro para fixar o suporte, o ideal é verificar se as caixas estão minimamente alinhadas antes de furar, sob pena de refazer, ou alargar o furo para possíveis ajustes na hipótese da necessidade de reposicionar a T-Case.

Na impossibilidade de alinhamento das caixas por danos no assoalho, por exemplo,  o recomendável é primeiramente corrigir o problema. Uma boa opção para assoalho comprometido é usar um outro suporte do Geniva destinado a fixar e alinhar as caixas, usando as longarinas do Niva. 

A instalação do Suporte T-case

1. Esgotar o óleo da caixa de transferência;

Obs: Como os furos dos prisioneiros se comunicam com o interior da caixa, o ideal é esgotar o óleo para  adequar a vedação das roscas dos prisioneiros, visando obviamente evitar vazamentos futuros.

2. Retirar as três porcas mostradas na foto abaixo. Usar desengripante na base dos prisioneiros originais e aguardar um tempo para o produto penetrar e agir. Travar duas porcas em cada prisioneiro de maneira a solta-los com auxílio de uma chave de boca de 13 mm. Na hipótese de algum prisioneiro estar emperrado, difícil de sair, tentar martela-lo por algumas vezes e utilizar um alicate de pressão para remove-lo;


3. Limpar muito bem os três furos visando eliminar todo vestígio de óleo na rosca. Isso se faz necessário para que o adesivo trava rosca funcione adequadamente;

4. Rosqueie os prisioneiros do KIT com a rosca embebida de adesivo trava rosca de torque baixo ou médio, por exemplo Loctate 242 e aguardar o período determinado para a cura completa do adesivo. O objetivo em usar o aditivo é impedir vazamentos, mesmo que pequenos, pela rosca dos prisioneiros;


Não é necessário, mas optei em trocar os prisioneiros de 8mm do KIT por outros em inox com comprimento um pouco maior, visando usar uma porca Parlock como contra porca e assim impedir que as vibrações afrouxarem as porcas. Como os furos se comunicam com o interior da caixa, tome muito cuidado para não rosquear o prisioneiro em excesso para não correr algum risco de o mesmo tocar nas engrenagens internas da caixa;

Prisioneiros do KIT ou opção por prisioneiros maiores

5. Para fixar o coxim ao assoalho do Niva é necessário antes marcar o local onde será feito o furo. Para tal, prender o suporte Geniva a caixa de transferência já com o coxim que acompanha o KIT posicionado e bem apertado no meio do rasgo de ajuste do suporte de maneira que o prisioneiro do coxim toque a lataria do carro. Com auxílio de  caneta de ponta porosa marcar o ponto onde o prisioneiro do coxim tocar o assoalho;

6. Retirar o suporte. Puncionar o local marcado e furar o assoalho com uma broca 5 mm e após com outra broca de 10 mm. O furo vai se localizar próximo a alavanca de freio;

7. Recolocar o suporte e apertar muito bem todos as porcas, inclusive as duas porcas do coxim, sendo uma pelo interior do carro;










8. Recolocar o óleo antes retirado ou se preferir trocar o óleo da caixa. Caso opte pela troca, utilizar 0,75 litros do óleo SAE 90 GL5.

O Resultado

Antes da instalação do suporte:

Meu Niva vibrava pouco. Por exemplo, na cidade em velocidades baixas praticamente não ocorriam. Em velocidades acima de 70 km/h e durante as acelerações as vibrações surgiam, porém nada muito acentuado. Se durante as vibrações eu retirasse o pé do acelerador ou engrenasse o carro em ponto morto, as vibrações diminuíam. 

Após a instalação do Suporte:

Os sintomas permaneceram os mesmos, mas as amplitudes das vibrações diminuíram bastante e a sensação de conforto ao volante melhorou, resumindo, gostei muito do resultado e recomendo a instalação da peça, logicamente tudo vai depender da condição geral dos componentes da transmissão como, cardans, cruzetas, acoplamento elástico e em especial da integridade do assoalho onde as caixas são fixas e alinhadas.

Complementando o que disse, há alguns meses depois da instalação do suporte, refiz o processo de alinhamento das caixas, inclusive, para saber sobre alinhamento CLIQUE AQUI e ai sim consegui um resultado muito melhor do que citei anteriormente, praticamente as vibrações sumiram e com certeza o suporte T- Case Geniva contribuiu muito para o resultado final citado, pois minimiza a movimentação da caixa no sentido longitudinal, enquanto os coxins originais trabalham no sentido lateral, resumindo, valeu a pena colocar.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.





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Tipos de Acoplamento entre Caixas do Niva

Barulho nas Alavancas do Niva

Troca dos Prisioneiros das Caixas do Niva

Diagnósticos das Vibrações do Niva


Turismo no Lago de Furnas


Sobre o Lago

Localizado no Sul de Minas Gerais, o lago de Furnas é o maior reservatório de água do estado com área inundada de 1.440 km²,  quatro vezes maior que a Baia de Guanabara. Conhecido como o “Mar de Minas”, abrange 34 municípios com um potencial natural exuberante, formado  por lagos, cachoeiras e piscinas naturais que convidam para um passeio de barco ou para a prática do ecoturismo, esportes de aventura e a pesca esportiva.

A idéia do Blog é criar alguns roteiros turísticos relacionados ao Lago, reunindo informações através vídeos, fotos, link´s e dicas para auxiliar aqueles que pretendem conhecer a região.


Portanto, vamos ao primeiro roteiro:





Adaptação dos Retrovisores da D20 no Niva

.
Materiais

  • Espelhos retrovisores da caminhonete D20 de fabricação “paralela” por serem bem mais leves do que os originais;
  • Chapa de aço de reforço;
  • Junta de borracha para a chapa de reforço;
  • Junta de borracha grossa para fixação dos retrovisores.





Montagem

Retirar o Retrovisor original soltando o parafuso e o suporte conforme fotos abaixo;






Retirar o tampão da porta;



          Marcar na porta os locais das furações. Utilize Creme Dental na pontas dos parafusos para transferir a posição dos furos;


          Transferir primeiramente a posição do furo inferior, não esquecendo de bater com um punção o local exato a ser furado;


          Furar a porta tomando o cuidado de usar primeiramente uma broca fina antes de furar com a broca no diâmetro requerido;


          Usar o furo inferior como guia, transfira a posição dos dois furos superiores.



          Montar o espelho na porta usando a junta de borracha anteriormente confeccionada;



          Coloque a junta do lado interno da porta;


          Coloque a chapa de aço de reforço e aperte as porcas;



          Resultado 

          Melhorou sensivelmente a visibilidade principalmente do lado do motorista, além do visual, em meu entendimento, ficar compatível com o estilo do  carro.










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          Restauração da Plaqueta Lateral 




          Vibrações na Caixa de Redução do Niva



          É relativamente comum a presença de um pouco de vibrações na caixa de transferência (redução) dos Nivas e em alguns carros essas vibrações podem ser intensas a ponto  de chacoalhar as alavancas e emitir forte ruído, tornando a experiência de dirigir o Niva bastante desconfortável, além obviamente da possibilidade de antecipar danos mecânicos na transmissão do carro.

          Na verdade, como disse, alguns vibram mais, outros menos, diria que são raros os carros que não apresentam o sintoma, inclusive, se as vibrações forem mínimas podemos até considera-las normais, como uma característica do carro, mesmo soado um pouco estranho.

          O fato é que nem sempre é tarefa fácil atenuar ou eliminar essas vibrações, vai depender da condição geral do carro, mas adianto ser perfeitamente possível obter um bom resultado, desde que alguns fatores sejam observados e corrigidos, como veremos a seguir.

          São varias as variáveis envolvidas e não existe um procedimento ou método único capaz de detectar e solucionar o problema. Por exemplo, Nivas surrados em trilhas tem seus componentes mecânicos fadigados e consequentemente tendem a ter mais vibrações e com solução nem sempre fácil e barata. Tenha em mente também que as vibrações podem ser reflexo da somatória de pequenos problemas, portanto, todos os componentes rotativos devem estar em conformidade quanto ao alinhamento, balanceamento e folgas.  

          Outro fator importante são os serviços mecânicos mal executados, onde detalhes fazem diferença e normalmente passam despercebidos quando o mecânico não tem experiência com Nivas, um exemplo clássico é o desalinhamento das caixas após serviços de manutenção na transmissão, como por exemplo a troca do acoplamento elástico, entre outros, ou mesmo após serviços de funilaria no assoalho, deixando a caixa de redução ligeiramente fora da posição original e ideal.


          Os testes a seguir visam apontar  indícios das causas das vibrações, porem, antes de qualquer tentativa corretiva é aconselhável  verificar se o alinhamento entre as caixas de transferência e cambio esta adequado, procedimento relativamente simples que pode dar bons resultados e evitar gastos desnecessários de tempo e dinheiro.


          I M P O R T A N T E

          Para saber detalhes sobre métodos de alinhamento
          CLIQUE AQUI.


          TESTE 1 (Carro Parado)

          • Engrenar o câmbio e a caixa de transferência em neutro;
          • Ligar o motor, acelerar progressivamente e observar a existência de vibrações;
          • Caso não ocorram vibrações excessivas, executar o teste 2;
          • Caso ocorram vibrações excessivas avaliar os seguintes itens:

          1- Condição dos coxins do motor;

          2- Fixação dos parafusos do suporte do motor.


          TESTE 2 (Carro Parado)

          • Engrenar a caixa de reduzida em neutro;
          • Ligar o motor, e engrenar as marchas e observar a existência de vibrações;
          • Caso não ocorra vibrações excessivas, executar o teste 3;
          • Caso ocorram vibrações avaliar os seguintes itens::

           


          1- União elástica rasgada ou trincada; 

          2- Cruzeta de saída da caixa de cambio com muita folga, emperrada ou desengraxada;

          3- Montagem do conjunto união elástica / cruzeta com folga;

          4- Falta do anel antivibração na montagem da união elástica/cruzeta;

          5- Empenamento do eixo piloto da caixa de cambio;

          6- Desalinhamento excessivo entre caixas;

          7- Desbalanceamento da caixa de redução;

          8- Trincas no assoalho;

          9- Coxins da caixa de cambio e transferência.


          TESTE 3 (Carro em Movimento)

          Se as vibrações não ocorreram nos testes 1 e 2, devem surgir com o carro em movimento.
          Conduzir o Niva numa estrada, preferencialmente numa descida e subida longas e confirmar a presença das vibrações.

           

          Possíveis causas:

          1 - Cardans desalinhados;

          2 - Cardans desbalanceados;

          3 - Cruzetas dos Cardans com folga;

          4 - Cardans com travamento no estriado;

          5 - Cardans com folga no estriado;

          6 - Cardans desengraxados;

          7 - Cruzetas dos Cardans desengraxadas;

          8 - Rodas desbalanceadas;

          9 - Desalinhamento da caixa de reduzida;

          Os itens citados no teste 2 também interferem com o carro em movimento, inclusive, os sintomas são potencializados.   


          Considerações Gerais





            1 - Caixa de cambio;
            2 - Caixa de redução;
            3 - União elástica e Cruzeta intermediária;
            4 - Cruzeta do Cardan frontal; 
            5 - Cruzeta do Cardan traseiro;
            6 - Cardam dianteiro;
            7 - Cardam traseiro.



            Assoalho
            Verifique:
             
            1 - Desalinhamento das caixas causadas por irregularidades no assoalho decorrentes do apodrecimento ou devido a serviços de funilaria mal executados. Atenção especial na região onde ficam os prisioneiros de fixação das caixas;

            2 - Integridade dos prisioneiros. É comum estarem espanados o que impossibilita a perfeita fixação das caixas. 

                    Veja: Troca dos prisioneiros. 

            Prisioneiros do coxim do cambio

            Prisioneiros da Caixa de Redução


            União elástica
            Verifique:


            1 - União elástica trincada ou rasgada - Troque a união elástica e alinhe as caixas. Fique atento a uniões elásticas de procedência duvidosa que dificultam o processo de alinhamento e balanceamento do conjunto;

            2 - Parafusos de fixação da união mal apertados.

            União Elástica

            Saiba mais sobre os tipos de União entre as caixas do Niva


            Cruzeta entre as Caixas
            Verifique:

            1 - Folga na cruzeta. Provavelmente será necessário trocar a cruzeta e alinhar as caixas;

            2 - Engripamento da cruzeta. Desengripar e engraxar com graxa a base de sabão de lítio grau EP 2.




            Cardans
            Verifique:


            1 - Desbalanceamento. Necessário serviço corretivo em uma oficina especializada;

            2 - Desalinhamento. Necessário serviço corretivo em uma oficina especializada;

            3 - Travamento no estriado - Procure desengripar e engraxar o estriado de maneira a obter o movimento suave de vai e vem da peça. Use graxa a base de sabão de lítio grau EP 2.

            4 - Folga excessiva no estriado. Provavelmente será necessário trocar o Cardan.





            Cruzeta dos Cardans
            Verifique: 
            1 - O engraxamento deve ser feito regularmente e para tal os Cardans devem ser retirados do carro já que os bicos de graxa são de difícil acesso. A graxa deve ser bombeada até expulsar totalmente a graxa velha ;

            2 - Excesso de folga mecânica. Provavelmente será necessário trocar a cruzeta;

            3 - Montagem inadequada. De nada vale gastar dinheiro trocando ou balanceando os Cardans e ser displicente na instalação dos mesmos no carro. Os flanges dos Cardans devem estar com as faces limpas e paralelas de maneira a assentar-se perfeitamente uma nas outra e os parafusos bem apertados.


            Bico de Graxa


            Caixa de marchas ( cambio )  
            Verifique:
          1 - Empenamento do eixo piloto do cambio. Esta hipótese é improvável e só deverá ser considerada em ultima instância.



               Coxim da caixa de marchas
               Verifique:

          1 - Integridade do coxin do cambio;

          2 - Se não existe interferência entre carcaça metálica do coxim com o suporte;

          3 - Aperto das porcas de fixação do suporte do coxim à caixa de marchas; 

          4 - Aperto do parafuso central do coxim;

          5 - Condição dos prisioneiros de fixação do suporte do coxim ao assoalho. Saiba avaliar os prisioneiros, clique AQUI.

                Coxim do cambio



                  Prisioneiros de fixação do suporte do coxim do cambio

                Prisioneiro de fixação do suporte do coxim a caixa de cambio 


            Caixa de redução 
            Verifique:

          1 - Desalinhamento entre as caixas, clique AQUI e conheça alguns métodos para alinhar as caixas; 
           
          2 - Integridade dos coxins da caixa de redução;
           
          3 - Aperto dos parafusos de fixação dos coxins; 
           
          4 - Condição dos prisioneiros de fixação do suporte do coxim ao assoalho. Clique AQUI e veja como trocar os prisioneiros;

           

          Caixa de redução

          Coxim da caixa de redução


          Fixação do Motor  
          Verifique:

          1 - Integridade dos coxins do motor;

          2 - Se os suportes estão bem presos, com parafusos bem apertados;

          3 - Interferências entre o motor e a lataria do carro. O motor deve estar sustentado apenas sobre coxins que absorvem as vibrações naturais. No caso do motor AP são dois coxins laterais e um frontal.

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