English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pneus para o Niva


Depois que o pneu original Magion 6.95x16 (175/80/16) parou de ser comercializado no Brasil, as opções tornaram-se muito restritas e quase sempre requerem levantar a suspensão ou outras providencias para que os pneus não toquem na lataria do carro. A seguir são mostradas algumas opções de pneus aro 16 presentes no mercado nacional que se adaptam no Niva, mas quase todas são maiores  que a medida original, seja na largura, altura ou em ambas situações. Vale salientar que as medidas apresentadas são uma referencia teórica baseada na especificação dos pneus e diferenças podem ocorrer principalmente em pneus recapados.

A figura abaixo mostra algumas opções de pneus  aro 16 para o Niva. As barras azuis mostram as alturas e as vermelhas as larguras dos pneus, em centímetros.


Click para ver em tamanho maior


Dentre as opções apresentadas acredito que o pneu Yokohama 175/80R16 Geolandar A-T/S seja o mais indicado, visto que suas medidas coincidem com as especificações originais do Niva, com a vantagem de ser um pneu radial. A única ressalva é o custo elevado e a dificuldade de serem encontrados no mercado.

 Veja um comparativo entre as medidas
215/65/16  e  195/75/16
Clique 


Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.



Tópicos Relacionados:


Pneu 215/65/16

Pneus 195/75/16




10 comentários:

  1. aki é lucas (o novato do 4x4 brasil), blz?
    pelo q eu tava vendo aquele pneu 600/16 também seria uma boa opção, já que teoricamente poderia ajudar a economizar gasolina (menos largura, menos atrito), mas por favor me corrija se estiver errado... mas caso esteja certo, qual é a marca dele, maxxis? (ai não tá escrito)

    ResponderExcluir
  2. Lucas

    Nunca usei esses pneus, mas creio que seu raciocínio esteja correto em relação ao consumo, porem, a frenagem e estabilidade ficariam prejudicadas. Até onde sei a Maggion fabricava esses pneus. Trata-se de um modelo diagonal, bem macio mas com durabilidade baixa.

    Um abraço

    Djalma

    ResponderExcluir
  3. Djalma

    Você já levantou seu Niva? To afim de erguer só estou em duvidas de como fazer. O 195/75/16 esta raspando, será que erguendo para de raspar?

    Mario/Jandira-SP

    ResponderExcluir
  4. Mario

    Ainda não levantei a suspensão, mas pretendo fazer isso em breve. O processo é simples, basta confeccionar ou comprar calços para os pivôs, bandejas e molas traseiras. Não é recomendado exceder 3cm para não detonar as homocineticas. Assim que fizer coloco os detalhes aqui no blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá, coloquei 04 pneus 600X16 Militar da Maggion no meu Niva 91, as vantagens, são as seguintes, pneus baratos, visual bonito e deixa a direção muito leve.O ruim é que perde em estabilidade e pula um pouco.

    Um grande abaraço, Ernani

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Ernani por compartilhar sua experiência.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Dijalma, beleza? Olha eu coloquei no meu niva um jogo de pneus 700x16 funcionam bem, deixam a marcha mais longa, ficou bom pra viajar, antes eu usava os 600x16 também da maggion... mas sairam de linha infelizmente. Eu já pensei em por pneu de engesa 750x16. Oq vc acha?
    Muito massa esse conteúdo aqui, abraços, Di menor JCCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luquinha. Acho muito grandes para o Niva e com certeza vai relar em algum lugar, a não ser que vc tenha levantado bem suspensão e recortado paralamas. Sou particularmente contra a pneus grandes assim, tem gente que gosta, penso que força a mecanica do carro, mas, como disse, é uma opinião minha, muitos usam, principalmente para trilhas....

      Excluir
    2. Embora o 700 x 16 ja esteja muito bom... o 750 seria uma boa apesar de muita altura pro jipe na trilha também é ruim, pois aumenta o momento do veiculo e diminui a tração... assim como os carros que correm no asfalto, como altura minima, o pneu e suspensão precisam grudar no chão... mas acho que os 750 alongariam a 4 e 5 marchas.

      Excluir
    3. Legal Luquinha. De fato alongaria as machas, mas em situação de estrada, em 4 e 5 marchas, exigiria mais motor, principalmente em subidas longas e leves. Em subidas mais acentuadas, mesmo com medidas originais, o Niva já perde velocidade, creio que pioraria o cenário com pneus 750. Sem contar que pra usar pneus 750 tem que mexer na suspensão e talvez ate rebater/recortar para-lamas.

      Excluir