English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Indicador digital de temperatura de arrefecimento para o Niva



O indicador de temperatura de arrefecimento do Niva utiliza  como sensor um termistor do tipo NTC. A titulo de curiosidade os termistores NTC tem coeficiente negativo de temperatura, ou seja, a resistência Ôhmica do sensor diminui com o aumento da temperatura e essa variação é traduzida em Graus Celsius pelo indicador no painel do Niva.



Em meu Niva detectei um erro de -22°C, ou seja, quando o instrumento indicava 90°C na realidade a água estava com 68°C. Isto ocorria devido a incompatibilidade entre o sensor do motor AP com o indicador original do painel do Niva e, para corrigir tal discrepância, o mais fácil, rápido e econômico seria simplesmente instalar o sensor original do Niva no motor AP o que obviamente resolveria o problema da incompatibilidade, porem, optei em adaptar dois indicadores digitais de temperatura no circuito de arrefecimento, sendo; um na entrada de água quente para o radiador, na parte alta do bloco, bem próximo ao motor e o outro  na parte baixa do radiador, por onde a água sai resfriada após a troca de calor proporcionada pelo radiador.






Além das vantagens obvias do indicador digital frente ao analógico, a mais relevante foi a possibilidade de se ter uma visão precisa do sistema de arrefecimento em funcionamento, ou seja, avaliar a eficiência da troca de calor no radiador, constatar o momento exato que a válvula termostática abre, alem da facilidade em se detectar falhas ou deficiências no sistema de arrefecimento, em suma, os ganhos são muitos e bastante relevantes principalmente para Jipes que muitas vezes são submetidos a situações extremas onde o conhecimento de certas variáveis podem evitar danos mecânicos e consequentes gastos com manutenção.

Indicador a Direita = Entrada do Radiador.    Indicador a Esquerda = Saída do Radiador

O indicador adotado foi um Novus 480. Na verdade são indicadores normalmente usados para aplicações industriais de baixa criticidade e aplicações comerciais diversas, como por exemplo, controle de temperatura em fornos de padarias, etc.

Como dispunha de dois desses instrumentos defeituosos que a principio seriam destinados a sucata resolvi conserta-los eliminando a fonte de alimentação interna de 220 Vca e altera-las para 12 Vcc e assim consegui reaproveitar esses instrumentos nessa aplicação em meu Niva. 

É possível comprar o indicador Novus 480, ou semelhantes, por menos de R$ 100,00 na Internet, atente-se apenas para a necessidade de altera-lo de maneira a funcionar com 12 Vcc, mas, para aqueles que não tem intimidade com eletrônica, sugiro comprar um modelo veicular já em 12 Vcc , vejam algumas opções extraídas do Mercado Livre.

Novus 480i - Necessário alterar a fonte de alimentação interna
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Modelo Veicular
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Modelo Veicular

Voltando a minha aplicação, o indicador de temperatura instalado na saída do radiador foi configurado e intertravado eletricamente com a ventoinha do radiador, ou seja, em paralelo com o termostato (cebolinha),  visando ligar ou desligar automaticamente a ventoinha conforme valores pré configurados  no indicador. Outra providencia foi instalar um botão retentivo para ligar e desligar manualmente a ventoinha.  Como esse botão é luminoso, intertravei-o para acender sempre que a ventoinha estiver ligada, vejam os detalhes no esquema elétrico logo abaixo.

Esquema elétrico.


Clique na Imagem para Aumentar

Resumo das principais características :

  • Alta precisão na indicação de temperatura;
  • Alta resolução na leitura (0,1°C);
  • Baixo tempo de resposta, as atualizações das leituras são praticamente instantânea;
  • Como os indicadores medem a temperatura de entrada e de saída do radiador, fica fácil constatar em tempo real a eficiência do radiador  para as diversas condições de condução do Jipe;
  • Constatar o correto funcionamento da válvula termostática. É fácil verificar o momento exato onde a válvula começa a abrir, inclusive vou implementar um BIP para sinalizar este momento, alem de um alarme sonoro continuo na hipótese  da temperatura da água ficar acima de 97°C por mais de 2 minuto;
  • Devido a facilidade de observar o  histórico de funcionamento do sistema, fica fácil detectar problemas no circuito de arrefecimento;
  • O indicador instalado na saída do radiador esta intertravado eletricamente com a ventoinha do radiador, a qual pode ser acionada conforme valores pre configurados, portanto, a ventoinha passa ter a possibilidade de também ser comandada via indicador, não mais apenas via "cebolinha" do radiador.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.




Tópicos Relacionados

Adaptação arrefecimento selado 

Revisão no arrefecimento

Ventoinha elétrica


5 comentários:

  1. Djalma,
    QUal a marca do indicadfor de temperatura que vc instalou? Onde comprar?

    ResponderExcluir
  2. A marca é Novus modelo 480. Não é exatamente um indicador automotivo e é necessário alterar sua fonte de alimentação para operar com tensão de 12Vcc. Vc pode optar por outras marcas/modelos que já funcionem na tensão de 12Vcc.

    ResponderExcluir
  3. legal!
    quem desejar ter esses controladores e as termoresistencias PT100 entre em contato no daniel@aucon.ind.br

    ResponderExcluir
  4. Pessoal a Novus Produtos Eletrônicos fornece os indicadores diretamente para o consumidor. Filial-SP tel: 11.3026-4142, www.novus.com.br.

    Para maiores informações favor enviar e-mail para helio@novus.com.br

    ResponderExcluir