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By Ferramentas Blog

Aferição de consumo no Niva


Materiais necessários:

•  Garrafa Pet de dois litros.
• Dois metros de mangueira transparente (Própria para combustível)



Procedimento

1 – Fazer dois furos na tampa da garrafa, sendo um para introduzir a mangueira e o outro para permitir a entrada de ar durante o consumo do combustível. Tenha o cuidado de posicionar a extremidade da mangueira o mais rente possível do fundo da garrafa de forma a possibilitar o bombeamento total do combustível;



2 – Conectar a mangueira à bomba, preferencialmente na entrada do filtro de combustível;

3 – Obstruir o retorno de combustível para o tanque, caso este exista. Há situações onde o retorno é pelo desborbulhador e outros diretamente no carburador.

4 – Zerar o Hodômetro, ligar o motor e só começar a locomoção quando visualizar fluxo de combustível pela mangueira transparente.



5 – Dirigir normalmente o carro ate o termino do o combustível. É provável que acabe por completo na garrafa e mangueira, mas o motor só deve morrer quando a cuba do carburador secar, momento adequado para fazer o calculo do consumo.

O teste foi feito na cidade, sem trafego intenso e com condução de forma preventiva. O  Niva estava com pneus originais medida 6.95, motor VW AP1.8, carburador Webber LTDZ  e  ponto do distribuidor em aproximadamente 12 graus. O consumo registrado foi de 9 km/l que pode ser considerado excelente para os padrões de consumo do Niva, que dependendo dos pneus, carburação, etc.. varia entre 5 a 7,5 Km/l.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.




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6 comentários:

  1. Olá Djalma, segui sua rica informação na integra Veja o resultado com fotos do “Teste de Consumo de Combustível” no blogger do Grauçá: http://grauca4x4.blogspot.com/2010/04/teste-de-consumo-de-combustivel.html

    Valeu a valiosa dica!!!

    Betão

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  2. Respondendo uma duvida:

    TEm que obstruir o retorno durante o teste, caso contrario não funciona, vai apontar um consumo enorme, pois a maior parte dagasolina que sai da garrafa vai para o retorno, ok. Logico que a vazão da bomba é maior que a necessaria, mas, durante o teste o circuito fica com a pressão maior, nada perigoso pois a bomba é centrifuga. Quem controla a entrada de combustivel é a valvula da cuba do carburador que independe da vazão da bomba, inclusive tem modelo de carburador que não tem retorno.

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  3. olá Djalma, estou interessada em adquirir um Niva, porém ele será utilizado tambem na cidade e não só para trilhas... vi numa reportagem da 4 rodas que o niva 1.6 faz em media 6,4km na cidade, o teu fez 9km e é 1.8, tem alguma adaptação?

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  4. Oi Kelly

    Meu Niva esta com motor AP1.8. Na época que fiz a aferição o carro estava com pneus originais 6,95, carburador Webber LTDZ revisado e o ponto do motor regulado em aproximadamente 12 graus. Vale citar que a aferição foi feita na cidade, sem transito intenso e com uma condução preventiva.

    Nivas com motor original consomem na faixa de 5 a 7km/l, tudo depende dos pneus usados e da condição da carburação e motor.

    Djalma

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  5. Bom dia Djalma, vc sabe me dizer qual cilindro mestre seria compatível p eu colocar no meu Niva, estou ser os 2 o de freio e o de embreagem.

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  6. Bom dia Djalma, vc sabe me dizer qual cilindro mestre seria compatível p eu colocar no meu Niva, estou ser os 2 o de freio e o de embreagem.

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