English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Niva Rides


Passeio de Niva
Região de São João Batista do Gloria
Serra da Canastra 

Passeio na região de São João Batista do Gloria na parte baixa da Serra da Canastra, sudoeste de Minas Gerais e a bordo de um Jipe Niva 1991. Foi um passeio rápido, partimos de Alfenas MG num sábado chuvoso e chegamos na Canastra ainda sob chuva, muita lama, sinônimo de diversão. O destaque foi cruzar um rio de Niva para chegar na cachoeira Maria Augusta. Após, conhecemos o Ateliê da Denise Federico, lugar "Zen", ideal para quebrar a adrenalina, tomar um café expresso, encher galões com a pura água da serra e comprar lembranças daquele lugar incrível. Terminamos o passeio na cachoeira do Facão. Churrasco, cerveja gelada e som ambiente de cachoeira, muito bom!!
Agora é preparar o jipe para voltar e conhecer os maus caminhos que levam ao Vale da Babilônia....




Roteiro Gurita 
Serra da Canastra

Neste vídeo vou explicar detalhadamente sobre o Roteiro Gurita na região próxima ao Parque Nacional da Serra da Canastra localizado a sudoeste de Minas Gerais. O proposito é dar ao visitante uma visão geral das atrações do local e explicar os melhores caminhos e estradas que levam as cachoeiras, mirantes e Queijarias do Vale da Gurita e regiões adjacentes.





Turismo no Lago de Furnas
Roteiro MG50 - Capitólio


O roteiro mostra as atrações turísticas num trecho da MG50 entre Passos e Capitólio, mais precisamente após a ponte sobre o Rio Grande, bem próximo da Usina Hidroelétrica de Furnas. Clique no mapa para visualizar o roteiro completo e na sequencia detalhes dos pontos destacados.


Clique na imagem para ampliar


CÂNIONS DO LAGO DE FURNAS

Existem quatro alternativas para visitá-los:

1 - Chalana  

O Restaurante do Rio Turvo é o ponto de partida do passeio de Chalana que tem duração media de três horas e visita a Cachoeira Lagoa Azul e os Cânions Furnas e Diquadinha. O vídeo a seguir mostra alguns detalhes do passeio.



2 – Escuna   

( http://www.lagoazul.tur.br/fotos360.php )

A Escuna é outro tipo de embarcação que tem como ponto de partida a cachoeira  Lagoa Azul, que fica nas dependências do restaurante que leva o mesmo nome.

3 – Aluguel de lancha com guia. Informações podem ser obtidas no restaurante do Rio Turvo, condomínio Escarpas do Lago e na cidade de Capitólio.

4 - Embarcação própria Para aqueles que possuem barcos ou lanchas, uma boa opção é usar a estrutura do Clube dos Eletricitários de Furnas que fica ao lado da Usina e muito próximo dos Cânions. O clube dispõe de excelente rampa náutica, áreas de camping e outros serviços, porem, vale ressaltar que o acesso só é permitido a sócios e convidados.
O vídeo abaixo mostra um pouco das atrações do lugar e mesmo com a baixa qualidade da filmagem fica evidente a beleza deste paraíso do Sul de Minas Gerais, vale à pena conhecer e preservar.



TRILHA DO SOL                         

Para quem gosta de caminhar, o restaurante e pousada Trilha do Sol mantém duas trilhas monitoradas, uma bem leve e outra nem tanto. O objetivo da primeira é visitar a cachoeira do Grito que fica a aproximadamente 500 m da pousada e normalmente é feita pela manhã. À tarde, após o almoço, a segunda trilha leva a cachoeira Poço Dourado. Nesta trila é necessário caminhar entre paredões rochosos, riachos de água cristalina e piscinas naturais  para no final chegar ao destino, um poço e uma pequena cachoeira de água muito limpa e fria.


PARAÍSO PERDIDO           
Outro lugar interessante, são várias cachoeiras e piscinas naturais. 

CONDOMÍNIO ESCARPAS DO LAGO

É um bairro de Capitólio, um condomínio com casas luxuosas que abriga o maior complexo Náutico de águas abrigadas do Brasil. No local é possível alugar casas para temporada e também se hospedar no Hotel Escapas localizado nas dependências do Clube Náutico. O condomínio impressiona pela beleza e imponência das casas e das grandes embarcações, mas outro destaque é a movimentada vida noturna do lugar, principalmente nos feriados prolongados.




USINA HIDROELÉTRICA DE FURNAS

A razão da existência do lago foi a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas,  primeira usina da  empresa da qual herdou o nome. A barragem está localizada no curso do rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Gloria, em Minas Gerais. A obra teve inicio em  1958 e foi finalizada no inicio da década de 70 tornando-a na época uma das maiores usinas da América Latina,  com geração de 1216 MW.




HOSPEDAGEM

Existem varias opções, selecionei duas que conheço.
http://www.escarpas.tur.br - Localizado no condomínio Escarpa dos Lagos.

http://www.pousadadorioturvo.com.br/ - Localizado a 500m antes da ponte sobre o rio Turvo.

*********************************************************************************************************************************************

Passeio pela Serra da Canastra

Objetivo:


Dirigir por caminhos Off-Road pelas Serras da Babilônia e Gurita, na região de São João Batista do Gloria e Delfinópolis/Mg a fim de contemplar as belezas naturais da fauna e flora locais, alem de desfrutar de algumas cachoeiras oriundas das varias nascentes da região do Alto do São Francisco, próximas ao Parque Nacional da Serra da Canastra.

Pré-Requisitos:

  • Possuir um veiculo 4x4, preferencialmente Jipe;
  • Dirigir em grupo por caminhos Off - Road de dificuldade média;
  • Ter disposição para caminhadas;
  • Dividir gastos considerados comuns ao grupo (Churrasco, gelo, guia, etc..).
Recomendações:
  • Fornecer Coletes Salva Vidas para as crianças durante as visitações às cachoeiras;
  • Não trafegar sobre vegetação nativa e em locais que possam gerar prejuízos ao meio ambiente;
  • Conduzir o veiculo com responsabilidade para evitar danos mecânicos e acidentes;
  • Fazer revisão previa no veiculo;
  • Levar repelente de insetos, protetor solar e caixa de primeiros socorros;
  • Providenciar uma caixa térmica para acondicionamento de bebidas e lanches durante os percursos;
  • Usar calçados e roupas adequadas para caminhadas;
Roteiro - Chegada Primeiro Dia

Roteiro de Chegada (clique na imagem para aumentar)

Sair de Alfenas pela BR491 sentido Areado, aproximadamente 17km após Alpinópolis pegar pequeno trecho da MG50 sentido Capitólio, cruzar a ponte sobre rio Grande e logo após acessar a estrada de terra sentido São João Batista do Gloria, pegar trevo sentido Delfinópolis, passar pelo povoado Babilônia, seguir em frente até a Pousada Águas de Santo Antonio, local para visitação das Cachoeiras do Luquinha e Lobão e para um piquenique, após, seguir para o Camping Casa das Pedras em Delfinópolis e conhecer as cachoeiras do Complexo do Claro, e, ao entardecer, montar as barracas no acampamento ou quem preferir se hospedar nos chalés da pousada. A noite ir jantar em Delfinópolis (Opções: Restaurante do Simões, Amarelinho, Original, Barco e Vila Madalena) e abastecer os Jipes para a jornada do dia seguinte.
Distancia estimada : 240,3 Km  

Cachoeira do Luquina
Cachoeiras do Claro
Cachoeiras do Claro
Cachoeiras do Claro
Acomodações
Camping

Roteiro - Gurita Segundo Dia

Roteiro Gurita (clique na imagem para aumentar)

Sair do Camping das Pedras em Delfinópolis, passar direto pela Pousada Paraíso, conhecer o Condominio de Pedras, passar direto pela Casinha Branca, parada estratégica nos “Mirantes” 01 e 02 para fotos panorâmicas, seguir para a Cachoeira Santo Antonio (duas quedas) na propriedade do Zé Carlinhos, onde será necessário cruzar de Jipe o rio Santo Antonio, desde que o nível da água e a condição das margens permitam, caso contrario, retornar para conhecer a Cachoeira do Ouro (três quedas) e almoçar na casa do Adeber, após, seguir para Cachoeira Águas Quentes (Duas quedas) na propriedade da Maria Concebida, onde o acesso pode ser atravessando o rio, o que também vai depender das condições citadas ou por uma caminhada de 15 minutos passando pela Ponte Indiana Jones, após, voltar a Delfinópolis passando pelas Corredeiras do Rio Santo Antonio, entrar em Delfinópolis para abastecer os Jipes e comprar ingredientes para um churrasco no Camping.
Distancia estimada : 87,1 Km

Condomínio de pedras
Cerca de escravos
Canhoeira do Zé Carlinhos
 
Cachoeira do Zé Carlinhos
Travessia do rio Santo Antonio
Cachoeira do Zé Carlinhos
  
D. Maria Concebida
Cachoeira aguas quentes (Maria Concebida)
Cachoeira aguas quentes (Maria Concebida)
 
Ponte Indiana Jones

Roteiro - Babilônia Terceiro Dia

Roteiro Babilônia (clique na imagem para aumentar)

Sair do Pousada e Camping Casa de Pedras, subir sentido região da Bateia, passa pela Pousada Paraíso, Condomínio de Pedras, virar a direita sentido a Região da Bateia. Virar a Esquerda sentido Caminho do Céu, passar ao lado da Ponte da Bateia, (opção para se refrescar), aproximadamente 7 km, você começará a subir pelo Caminho do Céu, visual igual não há! No colchete vire a Esquerda sentido Tio Zezico (Ponto de Abastecimento, caso alguém precise) e a esquerda novamente, sentido a Vanda, (Hora do Almoço)! Após há a possibilidade de conhecer um lugar próximo denominado Pula Jipe e logo a frente a represa Babilônia, mas para tal é necessário subir a Serra Branca. Descer a Serra Branca e seguir pela Serra da Babilônia, na estrada principal, depois passar pela Casa do Tio Zezico e seguir para as cachoeiras Quilombo, apos voltar pela mesma estrada e descer a Serra calçada em direção as cachoeiras Mata do Engenho e Maria Augusta. E por aqui termina a nossa expedição. Na entrada principal virar a esquerda, sentido São João Batista do Glória, para abastecer os Jipes e retornar em comboio para Alfenas.
Distancia estimada : 269,8 Km

Ribeirão Bateia
Caminho do cêu
Vale da Babilônia
Restaurante da Vanda
    
Vanda
Tio Zezico
Serra Branca
Travessia do Ribeirão Grande na pousada Mata do Engenho por Carlos Bacci e seu Samurai (Nov/2007).
Foto de sua esposa, Luciane Gardesani.


Distâncias aproximadas
 Custo estimado

V Í D E O S


 




Considerações Finais


Os roteiros foram sugestões do Centro de Informações Turísticas de Delfinópolis e de levantamentos realizados pela Internet, ouvindo sugestões de Jipeiros, guias e visitantes. Como os Mapas foram elaborados a partir do GoogleEarth é possível que ocorram erros em alguns caminhos decorrentes da desatualização das imagens. 

As travessias do rio Santo Antonio irão depender do nível da água e das condições das margens. Chuvas nas cabeceiras poderão impossibilitar as travessias.

Os custos são uma estimativa e obviamente dependem da época do passeio bem como das opções pessoais relacionadas a hospedagem e alimentação.

Agradecimentos

Centro de Informações Turísticas de Delfinópolis Cesar Augusto Costa Coelho João – Cabeçudos Off-Road Frederico Ribeiro Gil Roberto Tichauer C Mansur

2 comentários:

  1. Os lugares são lindos, eu andei dois meses e depois voltei para a minha casa, porque eu tenho vários restaurantes em vila madalena e eu não posso deixá-los sozinhos por muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. já fui de cavalo ai...passar de caro deve ser foda, de moto até dá, mas de cavalo é maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir