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By Ferramentas Blog

Vibrações na Caixa de Redução do Niva



É comum nos Nivas a presença de vibrações na caixa de reduzida e  certamente a maioria dos proprietários desejam eliminá-las ou ao menos reduzi-las. O detalhe é que são muitas variaveis envolvidas e não existe um único procedimento capaz de detectar e solucionar o problema. Nivas surrados em trilhas tem seus componentes mecânicos fadigados e conseqüentemente tendem a ter mais vibrações e na maioria dos casos com solução nem sempre fácil e barata. Tenha em mente que as vibrações podem ser reflexo da somatória de pequenos problemas, portanto, todos os componentes rotativos devem estar em conformidade quanto ao alinhamento, balanceamento e folgas.  
Outro fator importante são os serviços mecânicos mal executados, onde detalhes fazem diferença e normalmente passam despercebidos quando o mecânico não tem experiência com Nivas.
Os testes a seguir visam apontar indícios das causas das vibrações, porem, antes de qualquer tentativa corretiva vale a pena verificar o alinhamento entre as caixas de redução e cambio, procedimento simples que pode dar bons resultados e evitar gastos de tempo e dinheiro.
  
Se as caixas estiverem alinhadas, vamos aos testes ......











TESTE 1 (carro parado)
  1. Engrenar o câmbio e a caixa de reduzida em neutro;
  2. Ligar o motor, acelerar progressivamente e observar a existência de vibrações;
  3. Caso não ocorram vibrações excessivas, executar o teste 2;
  4. Caso ocorram vibrações excessivas avaliar os seguintes itens: 
  • Condição dos coxins do motor;
  • Fixação dos parafusos do suporte do motor.



TESTE 2 (carro parado)

  1. Engrenar a caixa de reduzida em neutro;
  2. Ligar o motor, e engrenar as marchas e observar a existência de vibrações;
  3. Caso não ocorra vibrações excessivas, executar o teste 3;
  4. Caso ocorram vibrações avaliar os seguintes itens: 
  • União elástica rasgada ou trincada;
  • Cruzeta de saída da caixa de cambio com muita folga, emperrada ou desengraxada;
  • Montagem do conjunto união elástica / cruzeta com folga;
  • Empenamento do eixo piloto da caixa de cambio;
  • Desalinhamento excessivo entre caixas;
  • Desbalanceamento da caixa de redução;
  • Trincas no assoalho;
  • Coxin da caixa de cambio.


TESTE 3 (carro em movimento)


Se as vibrações não ocorreram nos testes 1 e 2, devem  surgir com o carro em movimento. Conduzir o Niva numa estrada, preferencialmente numa descida longa e confirmar a presença das vibrações. Possíveis causas:

  • Cardans desalinhados;
  • Cardans desbalanceados;
  • Cruzetas dos cardans com folga;
  • Cardans com travamento no estriado;
  • Cardans com folga no estriado;
  • Cardans desengraxados;
  • Cruzetas dos cardans desengraxadas;
  • Rodas desbalanceadas;
  • Desalinhamento da caixa de reduzida;
  • Os itens citados no teste 2 também interferem com o carro em movimento.




   Considerações Gerais






    1 - Caixa de cambio
    2 - Caixa de redução
    3 - União elástica e Cruzeta intermediária
    4 e 5 - Cruzetas frontais dos cardans
    6 - Cardam dianteiro
    7 - Cardam traseiro

      

    Assoalho
    Verifique: 

  • Desalinhamento das caixas causadas por irregularidades no assoalho decorrentes do apodrecimento ou devido a serviços de funilaria mal executados. Atenção especial na região onde ficam os prisioneiros de fixação das caixas;
  • Integridade dos prisioneiros. É comum estarem espanados o que impossibilita a perfeita fixação das caixas. 
          Veja: Troca dos prisioneiros. 

    Prisioneiros do coxim do cambio
    Prisioneiros da Caixa de Redução







    União elástica
    Verifique: 



  • União elástica trincada ou rasgada - Troque a união elástica e alinhe as caixas. Fique atento a uniões elásticas de procedência duvidosa que dificultam o processo de alinhamento e balanceamento do conjunto;
  • Parafusos de fixação da união mal apertados

    União Elástica



    Você pode optar em substituir a união elástica pela homocinética.





    Cruzeta intermediária
    Verifique:


  • Folga na cruzeta. Provavelmente será necessário trocar a cruzeta e alinhar as caixas;
  • Engripamento da cruzeta. Desengripar e engraxar com graxa a base de sabão de lítio grau EP 2.








    Bico de graxa






    Cardans
    Verifique:

      
  • Desbalanceamento. Necessário serviço corretivo em uma oficina especializada;
  • Desalinhamento. Necessário serviço corretivo em uma oficina especializada;
  • Travamento no estriado - Procure desengripar e engraxar o estriado de maneira a obter o movimento suave de vai e vem da peça. Use graxa a base de sabão de lítio grau EP 2.
  • Folga excessiva no estriado. Provavelmente será necessário trocar o cardam


    Estriado do Cardam





    Cruzeta dos cardans
    Verifique: 



  • O engraxamento deve ser feito regularmente e para tal os cardans devem ser retirados do carro já que os bicos de graxa são de difícil acesso. A graxa deve ser bombeada até espulsar totalmente a graxa velha ;
  • Excesso de folga mecânica. Provavelmente será necessário trocar a cruzeta;
  • Montagem inadequada. De nada vale gastar dinheiro trocando ou balanceando os cardans e ser displicente na instalação dos mesmos no carro. Os flanges dos cardans devem estar com as faces limpas e paralelas de maneira a assentar-se perfeitamente uma nas outra e os parafusos bem apertados.




    Bico de Graxa





    Caixa de marchas ( cambio )  
    Verifique:


  • Empenamento do eixo piloto do cambio. Essa hipótese é improvável e só deverá ser considerada em ultima instância.

      • Eixo Piloto do Cambio


        União homocinética entre as caixas




     Coxim da caixa de marchas
        Verifique:

  • Integridade do coxin do cambio;
  • Se não existe interferência entre carcaça metálica do coxim com o suporte; 
  • Aperto das porcas de fixação do suporte do coxim à caixa de marchas; 
  • Aperto do parafuso central do coxim;
  • Condição dos prisioneiros de fixação do suporte do coxim ao assoalho veja: Troca de prisioneiros;

        Coxim do cambio

        Prisioneiros de fixação do suporte do coxim do cambio

        Prisioneiro de fixação do suporte do coxim a caixa de cambio





       Caixa de redução
          Verifique:


  • Desalinhamento entre as caixas, veja: Alinhamento dinâmico
  • Integridade dos coxins da caixa de redução;
  • Aperto dos parafusos de fixação dos coxins;
  • Condição dos prisioneiros de fixação do suporte do coxim ao assoalho, Veja: Troca de prisioneiros;


      • Caixa de redução

        Coxim da caixa de redução





      Fixação do motor  
      Verifique:


      • Integridade dos coxins do motor;
      • Se os suportes estão bem presos, com parafusos bem apertados. 
      • Interferências entre o motor e a lataria do carro. O motor deve estar sustentado apenas sobre coxins que absorvem as vibrações naturais. No caso do motor AP são dois coxins laterais e um frontal.


        Coxim lateral do motor



        Rodas
        Verifique:

        O balanceamento das rodas. Rodas balanceadas melhoram a sensação de conforto em velocidades mais altas.


      23 comentários:

      Anônimo disse...

      Ótimo, espetacular meu amigo, essa é uma das coisas que esta me incomodando.
      Valeu!!

      FUYNHA

      Anônimo disse...

      Show de bola Djalma!
      Conhecimentos e humildade de um verdadeiro NIVEIRO...Parabéns!
      Geniva

      Caio Pompeo (niva - Pantanal) disse...

      Muito bom!
      parabéns!

      Camarada Rogerio disse...

      ficou show hein!

      serviço de utilidade pública!

      Anônimo disse...

      Saudações

      Se no Brasil tivesse 50% da população com este pensamento de ajudar o próximo, seríamos um país acima de 1º mundo. Continue assim.
      Um abraço

      Adriano Leão disse...

      Excelentes dicas!!!muito obrigado.

      jjzanatta disse...

      Boa dia amigo,

      Meu Niva está com uma trepidação acentuada no câmbio, e ao retirar a CT vi que ao invés de ter duas flanges e uma cruzeta no acoplamento de borracha havia uma junta homocinética, que de acordo com o mecânico, era de motores AP. O problema é que esta junta é deslizante e causa um jogo excessivo na CT, possivelmente está causando o problema, já que o restante do conjunto está ok (coxins, cruzetas, cardãs).

      Já tinha ouvido falar sobre um kit de juntas homocinéticas para reduzir problemas de trepidação no Niva, seria este que está no meu uma "adaptraição"? Vc recomenda este kit ou o conjunto original flanges+cruzeta é mais confiável?

      Desde já agradeço!

      Abraços,

      Djalma disse...

      Olá

      Pelo que entendi vc ja tem a união homocinetica instalada em seu Niva. Confirme isso olhando esse link: http://jipeniva.blogspot.com/2010/01/uniao-homocinetica-para-nivas.html.

      Em meu carro a união homocinetica funcionou bem, mas a peça é bem construida e a instalação foi criteriosa. Existe uma outra versão que segundo o fabricante (Rogerio Bacelar) minimiza ainda mais as vibrações.

      Particularmente nao gosto do projeto original com o borrachão, mas tem muito Niveiro que usa e aprova. O segredo seria tudo estar alinhado, balanceado e livre de folgas.

      Toda adaptação é arriscada, mas pode melhorar as coisas se bem executada. Tem que usar peça bem construida e o serviço de adaptação deve ser de primeira, sem gambiarras, ok! Agora, se não quer correr riscos use o sistema original, mas saiba que nem sempre fica 100%.

      jjzanatta disse...

      Djalma,

      Eu havia olhado seu post sobre a união homocinética, e o que achei estranho é que no meu Niva além da união homocinética tem também a junta elástica (borrachão) um ligado no outro, pelo jeito foi uma adaptação Frankstein!

      Muito obrigado pelo tempo dedicado, e parabéns pela iniciativa com o blog!

      Grande Abraço,

      Djalma disse...

      Nivas a partir de 95 usam originalmente a homocinetica + junta elastica. Não sei se é seu caso....

      Abraço

      Anônimo disse...

      ..

      Porra !!

      O cara deu uma aula de diagnóstico de vibrações no Niva.
      Parabéns ao(s) autor(es) do tópico.

      Beto - RJ

      ..

      Anônimo disse...

      tenho um niva pantanal, e ele vibra demais, com suas dicas tentarei arrumar.

      Djalma disse...

      Boa sorte !!

      Tio Deivis disse...

      Caracaaaaaaaa, to pagando pra fazer no meu Nivanildoooooooo, quem se habilita?
      Parabéns amigo !!!

      Anônimo disse...

      Muito foda!

      Anônimo disse...

      parabéns mt boa a explicação, acabei de fazer a manutenção de tração no meu grudento, e vi da uma olhada na net e foi exat
      amente isso que fiz

      Patrick Bresolin disse...

      comprei um niva que estava com as reduções desmontadas, levei na mecânica de minha preferência, e por mais experiente que fossem os mecânicos,na minha região ñ tem muitos niva, então estavam com dificuldade para montar as reduções, foi quando eu apresentei esta pagina, através desta montaram as reduções! muito boa pagina, está tirando todas as minhas duvidas e as dos mecânicos. parabéns para que fez!!!!

      Blog Jipe Niva disse...

      Fico contente que o blog esta te ajudando, o objetivo era esse mesmo....Saudações

      rodrigo catelano disse...

      Ola amigos..primeiramente parabens muito util as informacoes..amigos meu niva vibra muito somente de 1 e 2 simples vibra muito msm da ate medo de quebrar..ja na reduzida e acima de 20km diminui bem..vibra um pouco mais uma vibracao ate q toleravel..obrigado pelo espaco

      Blog Jipe Niva disse...

      Rodrigo.

      Mande verificar a União Elástica, o alinhamento das caixas (Cambio e Reduzida)e se o assoalho onde as caixas são presas não esta todo podre. Abraço. Djalma

      Anônimo disse...

      Muito obrigado Djalma...

      Anônimo disse...

      Jeferson estou fazendo manutenções na caixa de redução e tração estou preocupado buxa. Da alavanca

      Maycon disse...

      Realmente
      Juntas Elásticas
      são importantes para diversas coisas no nosso dia a dia !