É relativamente comum a presença de um pouco de vibrações na caixa de transferência (redução) dos Nivas e em alguns carros essas vibrações podem ser intensas a ponto de chacoalhar as alavancas e emitir forte ruído, tornando a experiência de dirigir o Niva bastante desconfortável, além obviamente da possibilidade de antecipar danos mecânicos na transmissão do carro.
O fato é que nem sempre é tarefa fácil atenuar ou eliminar essas vibrações, vai depender da condição geral do carro, mas adianto ser perfeitamente possível obter um bom resultado, desde que alguns fatores sejam observados e corrigidos, como veremos a seguir.
Outro fator importante são os serviços mecânicos mal executados, onde detalhes fazem diferença e normalmente passam despercebidos quando o mecânico não tem experiência com Nivas, um exemplo clássico é o desalinhamento das caixas após serviços de manutenção na transmissão, como por exemplo a troca do acoplamento elástico, entre outros, ou mesmo após serviços de funilaria no assoalho, deixando a caixa de redução ligeiramente fora da posição original e ideal.
Os testes a seguir visam apontar indícios das causas das vibrações, porem, antes de qualquer tentativa corretiva é aconselhável verificar se o alinhamento entre as caixas de transferência e cambio esta adequado, procedimento relativamente simples que pode dar bons resultados e evitar gastos desnecessários de tempo e dinheiro.
CLIQUE AQUI.
- Engrenar o câmbio e a caixa de transferência em neutro;
- Ligar o motor, acelerar progressivamente e observar a existência de vibrações;
- Caso não ocorram vibrações excessivas, executar o teste 2;
- Caso ocorram vibrações excessivas avaliar os seguintes itens:
1- Condição dos coxins do motor;
2- Fixação dos parafusos do suporte do motor.
- Engrenar a caixa de reduzida em neutro;
- Ligar o motor, e engrenar as marchas e observar a existência de vibrações;
- Caso não ocorra vibrações excessivas, executar o teste 3;
- Caso ocorram vibrações avaliar os seguintes itens::
1- União elástica rasgada ou trincada;
2- Cruzeta de saída da caixa de cambio com muita folga, emperrada ou desengraxada;
3- Montagem do conjunto união elástica / cruzeta com folga;
4- Falta do anel antivibração na montagem da união elástica/cruzeta;
5- Empenamento do eixo piloto da caixa de cambio;
6- Desalinhamento excessivo entre caixas;
7- Desbalanceamento da caixa de redução;
8- Trincas no assoalho;
9- Coxins da caixa de cambio e transferência.
Possíveis causas:
1 - Cardans desalinhados;
2 - Cardans desbalanceados;
3 - Cruzetas dos Cardans com folga;
4 - Cardans com travamento no estriado;
5 - Cardans com folga no estriado;
6 - Cardans desengraxados;
7 - Cruzetas dos Cardans desengraxadas;
8 - Rodas desbalanceadas;
9 - Desalinhamento da caixa de reduzida;
Os itens citados no teste 2 também interferem com o carro em movimento, inclusive, os sintomas são potencializados.
- Verifique:
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União Elástica |
-
Verifique:
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Bico de Graxa |
-
Verifique:
1 - Empenamento do eixo piloto do cambio. Esta hipótese é improvável e só deverá ser considerada em ultima instância.
1 - Integridade do coxin do cambio;
2 - Se não existe interferência entre carcaça metálica do coxim com o suporte;
3 - Aperto das porcas de fixação do suporte do coxim à caixa de marchas;
4 - Aperto do parafuso central do coxim;
5 - Condição dos prisioneiros de fixação do suporte do coxim ao assoalho. Saiba avaliar os prisioneiros, clique AQUI.
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Coxim do cambio |
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Prisioneiro de fixação do suporte do coxim a caixa de cambio |
1 - Desalinhamento entre as caixas, clique AQUI e conheça alguns métodos para alinhar as caixas;
2 - Integridade dos coxins da caixa de redução;
3 - Aperto dos parafusos de fixação dos coxins;
4 - Condição dos prisioneiros de fixação do suporte do coxim ao assoalho. Clique AQUI e veja como trocar os prisioneiros;
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Caixa de redução |
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Coxim da caixa de redução |
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Ótimo, espetacular meu amigo, essa é uma das coisas que esta me incomodando.
ResponderExcluirValeu!!
FUYNHA
Show de bola Djalma!
ResponderExcluirConhecimentos e humildade de um verdadeiro NIVEIRO...Parabéns!
Geniva
Muito bom!
ResponderExcluirparabéns!
ficou show hein!
ResponderExcluirserviço de utilidade pública!
Saudações
ResponderExcluirSe no Brasil tivesse 50% da população com este pensamento de ajudar o próximo, seríamos um país acima de 1º mundo. Continue assim.
Um abraço
Excelentes dicas!!!muito obrigado.
ResponderExcluirBoa dia amigo,
ResponderExcluirMeu Niva está com uma trepidação acentuada no câmbio, e ao retirar a CT vi que ao invés de ter duas flanges e uma cruzeta no acoplamento de borracha havia uma junta homocinética, que de acordo com o mecânico, era de motores AP. O problema é que esta junta é deslizante e causa um jogo excessivo na CT, possivelmente está causando o problema, já que o restante do conjunto está ok (coxins, cruzetas, cardãs).
Já tinha ouvido falar sobre um kit de juntas homocinéticas para reduzir problemas de trepidação no Niva, seria este que está no meu uma "adaptraição"? Vc recomenda este kit ou o conjunto original flanges+cruzeta é mais confiável?
Desde já agradeço!
Abraços,
Olá
ResponderExcluirPelo que entendi vc ja tem a união homocinetica instalada em seu Niva. Confirme isso olhando esse link: http://jipeniva.blogspot.com/2010/01/uniao-homocinetica-para-nivas.html.
Em meu carro a união homocinetica funcionou bem, mas a peça é bem construida e a instalação foi criteriosa. Existe uma outra versão que segundo o fabricante (Rogerio Bacelar) minimiza ainda mais as vibrações.
Particularmente nao gosto do projeto original com o borrachão, mas tem muito Niveiro que usa e aprova. O segredo seria tudo estar alinhado, balanceado e livre de folgas.
Toda adaptação é arriscada, mas pode melhorar as coisas se bem executada. Tem que usar peça bem construida e o serviço de adaptação deve ser de primeira, sem gambiarras, ok! Agora, se não quer correr riscos use o sistema original, mas saiba que nem sempre fica 100%.
Djalma,
ExcluirEu havia olhado seu post sobre a união homocinética, e o que achei estranho é que no meu Niva além da união homocinética tem também a junta elástica (borrachão) um ligado no outro, pelo jeito foi uma adaptação Frankstein!
Muito obrigado pelo tempo dedicado, e parabéns pela iniciativa com o blog!
Grande Abraço,
Nivas a partir de 95 usam originalmente a homocinetica + junta elastica. Não sei se é seu caso....
ExcluirAbraço
..
ResponderExcluirPorra !!
O cara deu uma aula de diagnóstico de vibrações no Niva.
Parabéns ao(s) autor(es) do tópico.
Beto - RJ
..
tenho um niva pantanal, e ele vibra demais, com suas dicas tentarei arrumar.
ResponderExcluirBoa sorte !!
ResponderExcluirCaracaaaaaaaa, to pagando pra fazer no meu Nivanildoooooooo, quem se habilita?
ResponderExcluirParabéns amigo !!!
Muito foda!
ResponderExcluirparabéns mt boa a explicação, acabei de fazer a manutenção de tração no meu grudento, e vi da uma olhada na net e foi exat
ResponderExcluiramente isso que fiz
comprei um niva que estava com as reduções desmontadas, levei na mecânica de minha preferência, e por mais experiente que fossem os mecânicos,na minha região ñ tem muitos niva, então estavam com dificuldade para montar as reduções, foi quando eu apresentei esta pagina, através desta montaram as reduções! muito boa pagina, está tirando todas as minhas duvidas e as dos mecânicos. parabéns para que fez!!!!
ResponderExcluirFico contente que o blog esta te ajudando, o objetivo era esse mesmo....Saudações
ResponderExcluirOla amigos..primeiramente parabens muito util as informacoes..amigos meu niva vibra muito somente de 1 e 2 simples vibra muito msm da ate medo de quebrar..ja na reduzida e acima de 20km diminui bem..vibra um pouco mais uma vibracao ate q toleravel..obrigado pelo espaco
ResponderExcluirRodrigo.
ResponderExcluirMande verificar a União Elástica, o alinhamento das caixas (Cambio e Reduzida)e se o assoalho onde as caixas são presas não esta todo podre. Abraço. Djalma
Muito obrigado Djalma...
ResponderExcluirJeferson estou fazendo manutenções na caixa de redução e tração estou preocupado buxa. Da alavanca
ResponderExcluirRealmente
ResponderExcluirJuntas Elásticas são importantes para diversas coisas no nosso dia a dia !
Sol mecânico tenho um niva 91 uso ele na trilha queria levanta um pouco a dianteira mas ouvi falar que quebra a carcasa do diverenciao diamteira e verdade iso porque o meu está original e está levando bastante cacete
ResponderExcluirSol mecânico tenho um niva 91 uso ele na trilha queria levanta um pouco a dianteira mas ouvi falar que quebra a carcasa do diverenciao diamteira e verdade iso porque o meu está original e está levando bastante cacete
ResponderExcluirshow o meu está com bastante trepidação, e o assoalho está meio surrado, deve ser este o problema etao.
ResponderExcluir