English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Cilindro de freio nacional na roda traseira do Niva.


O cilindro de freio aqui proposto é de fabricação nacional e uma peça Plug-in-Play, ou seja, não precisa de nenhum ajuste para ser instalado no lugar do cilindro original. Eu tenho usado este modelo de cilindro em meu Niva já a mais de 10 anos e sem nenhum problema até então, mas, por se tratar de um componente do freio e por não ser original do carro, o Blog não se responsabiliza por eventuais problemas, a decisão é pessoal e cada um deve avaliar os riscos, etc., inclusive, olhando apenas pela ótica financeira, diria que é questionável optar pela nacionalização, já que a peça original é igualmente barata.
Particularmente eu preferi o modelo nacional devido a facilidade de encontrar o cilindro da linha Fiat a pronta entrega em qualquer loja de auto peças e também pela procedência confiável, atrás de marcas conceituadas no mercado nacional, dai a minha escolha.

Sugiro que antes de comprar o cilindro, você leve o modelo original na loja para comparar e assim evitar erros. Atente-se ao passo da rosca da peça que deverá ser igual ao do cilindro original. Tentar apertar o conector hidráulico com rosca incompatível, pode danificar o conector original do tubinho de freio do Niva.

Especificação do Cilindro:

Modelos:

  • Modelo: LE/LD D.19 – RCCR 0140.0 - Marca: Varga
  • Modelo: 005760  -  Marca: ATE
  • Modelo: C-3355  -  Marca: Controil

Cilindro de freio original do Niva

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro Nacional Modelo 005760 - Marca: ATE

Segurança: Três pontos de apoio, dois cavaletes e um macaco hidráulico

O vídeo a seguir mostra todos os detalhes referentes a troca do cilindro, inclusive a sangria hidráulica e demais detalhes desse trabalho de manutenção.








Tópicos Relacionados:

Troca do Cabo de Freio de Mão do Niva

Kit de Freio Geniva


23 comentários:

  1. pretendo possuir um niva mas tenho medo de não conseguir peças de reposição... mas acho o jipinho um show... estou custando a resistir a minha vontade de ter um...é um carro lido d+.
    Colibrinoarvoando@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fique traquilo quanto as peças, ok!!
    O detalhe mais importante é vc comprar um carro em boas condições, recomendo que leia:

    http://jipeniva.blogspot.com/2010_10_01_archive.html

    http://jipeniva.blogspot.com/2010/01/opinioes-sobre-o-niva.html

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  3. O que exatamente você quer dizer com "praticamente plug n play"? Comprei os cilindros de freio da marca varga, deu certinho no prato, na montagem, tudo, exceto pelo fato da rosca não ser a mesma nos canos de freio, ae o mecânico conseguiu quebrar o cano e a porca do cano e tudo virou numa M%$@W... hehehe... mas a dica é muito boa, um cilindro desses custa meros 11 reais aqui na minha cidade. soh precisa de uma adaptação nos canos, no meu caso, na conexão T, substitui os canos pelos do uno/fiorino, ateh o T e refiz a rosca do T pra encaixar no flexível q leva ateh o Cilindro mestre. ficou muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Onde se acha os tambor de freio traseiro do niva?Não consigo as peças novas,alguém já adaptou freios a disco na traseira?

    ResponderExcluir
  5. Jefferson

    Tente comprar na Status Lada com o Edimilson e o Luiz ou na Sarancar com a Marli.

    Quanto a freio a disco, veja em:

    http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/lada-niva/7748-freio-disco-traseiro-niva.html

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/32658-freio-disco-nas-4-rodas.html

    http://www.natal4x4.net.br/freios.htm



    ResponderExcluir
  6. O Niva é o melhor jeep que existe,porque é de manutenção simples. É um carros versátil e gostoso de dirigir.O problema não é o carro e sim quem tenta fazer a manutenção e não tem gabarito para tal,e fica somente ganhar o dinheiro do dono sem ter honestidade e competencia para tal. . .
    Só saio do meu NIVA para comprar outro. . .
    Soluções inteligentes e honestas, falem com o GENIVA de Santa CruzDO sul
    Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ainda tem um Niva poderia me passar o seu telefone estou com uns problemas no meu (cilindros de embreagem sup.e inf comprei o meu na sexta feira e nem pude deliciar.85984224944

      Excluir
    2. Vc ainda tem um Niva poderia me passar o seu telefone estou com uns problemas no meu (cilindros de embreagem sup.e inf comprei o meu na sexta feira e nem pude deliciar.85984224944

      Excluir
  7. Achei isso quando o meu arrembentou, o do fiat 147 /fiorino antigo é 100% identico até na rosca. Plug and play.

    ResponderExcluir
  8. Tenho un a pouco tempo, estou adorando sem problema com manuntencao, ao com trario do willis que posuir ...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia turma, acabo de adquirir um LADA NIVA, e está sem os cilindros mestres de freio e de embreaguem, alguém sabe me dizer de qual carro seria compatível p eu adaptar???
    21 998489320...zap. desde já agradeço a todos! TMJ.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia turma, acabo de adquirir um LADA NIVA, e está sem os cilindros mestres de freio e de embreaguem, alguém sabe me dizer de qual carro seria compatível p eu adaptar???
    21 998489320...zap. desde já agradeço a todos! TMJ.

    ResponderExcluir
  11. Da uma olhada, atualizai o Blog com a adaptação dos cilindros de embreagem Vargas no Niva

    ResponderExcluir
  12. Boa noite pessoal acabo de adiquirir um niva e estou tendo poblemas cm os dois cilindro de embreagem e na minha cidade não acha de jeito algum alguém poderia me indicar um cilindro de outro veículo que seja compatível com o do niva chama no whats se puded agradeço desde ja (42)998095684

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila

    Vc encontra os cilindros originais da embreagem na Net pra vender, porem caso queira adaptar tem as seguintes opções:


    Kit de embreagem mecânico do Geniva. Nesse caso vc tira todo o sistema hidráulico e instalado o KIT:

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711526899-niva-acionamento-mecnico-da-embreagem-_JM

    Uma terceira opção é a que fiz em meu Niva. Adaptei o cilindro superior do caminhãozinho VW e inferior do Toyota, porem, te adianto que requer um bom trabalho de adaptação, veja:

    http://jipeniva.blogspot.com.br/2016/12/nacionalizacao-dos-cilindros.html

    Das três opções, diria que o KIT do Geniva é definitivo, pois o sistema passa a ser totalmente mecânico e dificilmente apresentara defeito de funcionamento.

    ResponderExcluir
  14. boa tarde pessoal alguém sabe se tem como adaptar tambor de freio de outro carro no niva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Particularmente nunca ouvi relatos de tambores de freio adaptáveis no Niva. Já ouvi alguns relatos de freio a disco nas rodas traseiras, mas nunca sobre tambores compatíveis.

      Excluir
  15. A vantagem dos originais são eles terem bem mais área de apoio para as sapatas que os fiat, se a sapata já tiver desgastes as vezes não
    fica 100% . Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Tabata. Numa condição extrema de desgaste das sapatas teoricamente o cilindro original talvez ainda atuaria. Eu uso os cilindros Varga no meu Niva há muitos anos e já troquei as sapatas por estarem desgastadas e não notei nenhuma falha nos freios, mas sua colocação é importante, pois trata-se de uma adaptação e toso os cuidados devem ser observados.

      Excluir
  16. Olá Djalma, beleza?
    Precisei trocar os cilindros de roda do meu Niva e os que serviram sem nenhuma necessidade de adaptação foram os da Fiorino (modelo 147) 1978 / 1988, com rosca M10 x 1,25 mm, Marca Controil, código C-3355 (paguei R$ 31,00 cada, em outubro de 2020). Essa também era a referência que eu tinha anotado já há muuuitos anos e confirmada pelo mecânico (que trabalhou em concessionária Lada). E tenho quase certeza que meu Niva está bem original. Será que no seu Niva já não tinham sido trocados os niples que encaixam no cilindro? Certamente os cilindros das Fiorinos mais novas são muito mais fáceis de achar. De qualquer forma, suas dicas e o conteúdo do seu blog são valiosos! Acredito que a melhor estratégia de quem precisar trocar os cilindros de roda é levar a peça velha junto na hora de comprar uma nova para comparar. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel, eu estou bem e vc? Espero que sim!!! Eu troquei a mais de 10 anos os cilindros originais pelos mencionados no texto da marca Varga e tenho certeza que naquela época os cilindros eram originais. Recentemente troquei novamente e somente mudei para a marca ATE. Não sei o que aconteceu que gerou a divergência, mas, na duvida, vou retirar a informação da especificação citada e se vc assim permitir colocar essa que vc mencionou, pode ser? Desconfio que o passo de 1mm possa estar errado. Mas o ideal, como vc bem disse, é a pessoa levar o cilindro velho e comparar as roscas para não ocorrer erros. Agradeço seu comentário e orientações. Obrigado!!! Eu e os demais amigos Niveiros agradecemos a dica!!!

      Excluir
  17. Oi Djalma, tudo bem sim! Fique a vontade para usar a informação. A ideia é sempre compartilhar alternativas com quem precisa. Toda adaptação tem seus percalços :) Mas nos ajudam um bocado. Um grande abraço!

    ResponderExcluir