Camaradas,
Depois de meses procurando um 4x4 que me agradasse, inclusive na questão do preço, em abril de 2000 consegui enfim me decidir e comprar um Niva 1991. Minha intensão na época era usar o carro para alcançar pontos de pesca nem sempre acessíveis a veículos 4x2 e principalmente para operações de colocar e retirar meu barco da água, tarefa que o Niva faz brincando, sem grandes esforços, portanto, não pensava em ser um jipeiro tradicional, fazer trilhas, etc., queria apenas um 4x4 para apoio a meu lazer favorito, porem, depois de um tempo de convívio com a viatura Russa, algo inusitado aconteceu e lá estava eu com mais um hobby para cultivar, logico, o Jipe Niva.
Ainda naquela época, durante a compra e os primeiros aprendizados, costumava acessar alguns sites sobre o Niva, em especial o extinto Nivasite, que me auxiliou muito, desde a compra do carro até em detalhes de manutenção e melhorias. Também participava dos fóruns do Yahoo sobre o Niva, já que na época obviamente ainda não existia o Facebook, nem mesmo Orkut, mas, esses fóruns de discussão eram ferramentas incríveis, muito técnicos, que me ajudaram bastante com varias e valiosas dicas. Me lembro com saudades do primeiro encontro nacional dos Camaradas do Niva em Itamonte - MG, evento nascido nos fóruns e que sem duvidas foi um acontecimento histórico para a comunidade Niveira brasileira, de nomes (mestres) como, Bruno Mega, Artur Gaspar Porcão, Rony Nascimento, Gil Roberto Tichauer, Flugêncio Ferreira, Aldo e seu Niva Azul, Alexandre Actis, Fabio Neves e muitos outros amantes desse carismático e misterioso 4x4.
Vale dizer que com o Niva também passei a me interessar por mecânica automotiva, ou melhor, exclusivamente pela mecânica do Niva, talvez um pré-requisito, quase uma necessidade para quem deslumbra se tornar um Niveiro raiz, afinal, reza a lenda que Niva não quebra, risos. A engenharia Russa foi aos extremos, da genialidade em criar o conceito Niva que agrega simplicidade, performance Off-Road e conforto com a mediocridade de certas partes do carro, mas, nada que o desabone, só o torna mais desafiador.
No decorrer do tempo criei o habito de registrar as manutenções e melhorias feitas em meu Niva, muitas com soluções simples, para então disponibilizá-las num site que mantinha na época, o www.niva4x4.com.br que, por motivos financeiros, saiu da Internet. Como dispunha do conteúdo, resolvi posta-lo novamente na rede, agora neste Blog, o qual mantenho como uma maneira de distração ou entretenimento para mim, já que gosto muito de escrever, ai aproveito para compartilhar o que aprendi, talvez retribuindo a ajuda que tive e discutir assuntos técnicos relacionados também a fotografia, pesca esportiva e logico, sobre o motivo principal, o Lada Niva.
Seguem abaixo algumas dicas já postadas e outras que "um dia" publicarei no Blog:
Pneu G32 195/75/16 no Niva;Opções de pneus para o Niva;Motor AP;Vibrações nas Caixas de Redução;Tipos de suporte entre as caixas;Troca dos prisioneiros das caixas;Alinhamento das Caixas;Instalação do Desborbulhador;Aferição do consumo de combustível;Adaptação dos Bancos Frontais Recaro;Cilindros de freio nacionais das Rodas Traseiras;Projetando a reforma do Niva no SketchUp;Ventoinha elétrica;Eliminação do barulho das alavancas da caixa de redução;Adaptação do retrovisor da D20;Restauração das plaquetas da Logomarca do Niva;Setas laterais dianteiras nacionais;Sistema selado dearrefecimento para o Niva;Indicadores digitais de temperatura da agua de arrefecimento;Embreagem hidráulica do Niva;Solução Tabajara para o amortecedor da tampa traseira do Niva;Disco e Platô para Nivas com motor AP;Embreagem hidráulica nacional;Suporte auxiliar para caixa de transferência - By Geniva;Pneus Michelin LTX Force 215/65/16;Ajuste da folga dos rolamentos do cubo das rodas dianteiras;Troca de óleo das caixas e diferenciais;Reforma completa da caixa de direção do Niva.- Reforma das rodas modelo Pantanal;
- Arrefecimento de A a Z;
- Cheiro de gasolina no interior do Niva;
- Central eletrônica de controles e medições;
- Indicador de pressão e alarme do sistema de arrefecimento;
- Central de Luz com 06 faróis de milha;
- Kit para levantar a Suspensão do Niva:
- Trava de segurança para o estepe no bagageiro - By Geniva;
- Isolamento termo acústico do interior do Niva;
- Pontos de Engraxamento do Niva;
- Revisão na Caixa de marchas.
Abraço a todos.
Djalma