English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pneus 215/65/16 no Niva



Michelin 215/65/16 LTX Force  x  Goodyear 195/75/16 G32


Após alguns anos usando os pneus G32 da Goodyear, medida 195/75/16, recapados pela Genius Tyres, resolvi enfim mudar visando principalmente minimizar a interferência desses pneus com a lataria do Niva que ocorriam basicamente em situações onde o curso da suspensão era mais exigido. Num primeiro momento estava propenso a comprar os pneus na medida original 175/80/16, o modelo Geolandar A-T/S, fabricado pela Yokohama, mas como não encontrei este modelo no mercado, inclusive em lojas na internet, resolvi optar pelos Michelins modelo LTX Force, medida 215/65/16, com perfil 50%ON / 50%OFF, o qual inclusive é mais barato.

A figura a seguir mostra as diferenças de medidas entre o original Yokohama 175/80/16, o Goodyear 195/75/16 e a opção Michelin 215/65/16.







Observem que o 215/65/16 tem a altura praticamente igual a medida original, mas é 4 cm mais largo, o que me fez realizar um teste pratico ali mesmo na loja antes da aquisição. O objetivo foi enxergar o quanto a largura dos pneus iria interferir no curso da suspensão do Niva. O teste resumiu-se em colocar uma das rodas dianteiras sob uma rampa e forçar o curso da suspensão do carro. Primeiramente fiz o teste com os pneus G32 e posteriormente com os Michelins. A constatação foi que o modelo G32 toca a lataria do carro antes que os Michelins 215/65/16. Mesmo o modelo da Michelin mostrando-se mais adequado que o G32 neste teste, se a intenção é fazer trilhas  que exijam grande curso de suspensão, creio será necessário preparar a suspensão do carro, mas para uso urbano, viagens e trilhas de dificuldade média, este pneu é realmente a melhor opção, principalmente para carros com a suspensão original.

O vídeo a seguir mostra os detalhes do teste realizado. 


Para melhor visualização maximize o video 



Algumas considerações:


  • Com o carro parado a direção ficou ligeiramente mais pesada, provavelmente pela maior largura dos pneus. Já com o carro em movimento observei uma melhora devido provavelmente ao menor peso dos pneus Michelin, lembrando que os G32 são pneus de cargas, com várias lonas, usados em utilitários como a Iveco, o que os tornam bem mais pesados se comparado com a opção da Michelin, inclusive, durante a troca dos pneus, pude comparar e comprovar  a considerável diferença de peso entre eles.
  • O carro ficou mais macio e gostoso de dirigir, tanto na cidade como na estrada;
  • As retomadas em subidas melhoraram;
  • Observei uma sensível melhora na chamada “banguela”. Por exemplo, num trecho que trafego diariamente, uma leve descida, observei que o carro deslancha muito mais do que ocorria com os G32;
  • O carro se comportou melhor na estrada, principalmente em subidas mais longas;
  • Os ruídos dos pneus diminuíram, o que inclusive destacou um problema nos rolamentos das rodas dianteiras;
  • Mesmo que imprecisamente, observei que o consumo de combustível deu sinais de economia, falta-me fazer um teste mais preciso, mas é sensível a melhora;
    • Por se tratarem de pneus radiais que dispensam o uso de câmaras, quando furados tem por característica o fato de esvaziarem lentamente. Pela condição ruim das rodas de meu Niva, num primeiro momento não pude usa-los sem as câmaras e só consegui depois de reformar as rodas e adaptar bicos de ar adequados. Em  breve, postarei todos os detalhes da reforma das rodas.


    Conclusão


    De uma maneira geral, comparando a performance do G32 medida 195/75/16 com o LTX Force 215/65/16, ficou evidente que a melhor opção para o Niva, sem sombras de dúvidas é o modelo da Michelin. Não significa que o G32 seja totalmente inadequado, afinal usei este modelo durante anos, o qual me atendeu com certas limitações, mas agora que troquei pelo 215/65/16, entendi que se trata de outra categoria de pneu, portanto se seu orçamento permitir, creio ser a escolha correta.


    Agradecimentos 


    Aos niveiros do grupo Lada Fans, em especial ao Gil Roberto Tichauer que na época me ajudaram com dicas sobre o assunto.













    Um comentário:

    1. Tabem comprei esses penus 215/65 e gostei deles.Voces me ajudoram bastante com essas explicações. obrigado

      ResponderExcluir