English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Nacionalização dos Amortecedores do Porta Malas do Niva



Quando comprei meu Niva os amortecedores da tampa do porta malas já estavam danificados e sempre usei um artifício, ou melhor dizendo, uma gambiarra para segurar a tampa, algo muito tosco, mas que cumpriu bem o propósito por anos. Para conhecer essa gambiarra de respeito, CLIQUE AQUI.

Uma solução para nacionalizar a peça é adaptar os amortecedores do Ford KA, os quais são praticamente plug-in-play e ficam excelentes.  Optei em comprá-los de duas marcas, uma para cada lado da tampa, visando avaliar a durabilidade das peças, mas principalmente para demonstrar essas opções aqui no blog, são elas:

Cofap modelo 16250

A figura abaixo foi extraída do site da Cofap e mostra algumas características desse amortecedor, observem que o modelo é para o Ford Ka de 1997 a 2007.



Amortex modelo 96.250

Já o modelo da Amortex diverge ao da Cofap apenas no tocante ao ano de fabricação do carro ao qual os amortecedores são destinados, no caso, de 1996 até 2001. Vejam abaixo a informação extraída do site do fabricante.




Independente da divergência citada, o fato é que ambas marcas/modelos servem perfeitamente no Niva, porém, as únicas ressalvas são que no fechamento da tampa devemos segura-la para que não ocorra uma pancada muito forte, provavelmente devido ao peso da porta do Niva ser muito maior que a do Ford Ka e em consequência disso fica a duvida quanto a durabilidade da peça. Um indicio que o amortecedor original suporta maior carga é seu maior diâmetro do embolo em relação ao do Ford KA, mas, apesar disso, acho bastante viável essa adaptação.

Um detalhe importante é a necessidade de instalarmos dois amortecedores. Fiz testes com apenas um deles instalado  e conclui que não é suficiente para segurar a pesada tampa, inclusive, ambas as marcas se comportaram igual. Assistam o vídeo abaixo e vejam o funcionamento com os dois amortecedores instalados.

Adaptação

Trata-se de um procedimento muito simples, sendo necessário desmontar apenas a articulação metálica original, fixa na ponta da haste do amortecedor Russo, deixando apenas o conector esférico preso na coluna do carro onde os novos amortecedores nacionais se encaixam perfeitamente.

Para desmontar a articulação sem forçar e esgarçar a peça original, eu aqueci a peça móvel de maneira a dilatar o metal e assim facilitar desacoplamento da peça móvel sem danificá-la...... vai que eu resolva reutilizar essa peça......

Assista o vídeo com o passo a passo dessa adaptação.




Tópicos Relacionados:

Amortecedor do Porta Malas do Niva 
Solução Tabajara










Nenhum comentário:

Postar um comentário