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By Ferramentas Blog

Nacionalização dos Cilindros Hidráulicos da Embreagem do Niva


O sistema hidráulico original de acionamento da embreagem do Niva é em meu ver eficiente e de alta durabilidade. Digo isso baseado em meu próprio carro que rodou com o sistema “Made in Russia” até poucos dias atrás, quando finalmente apresentou problema, ou seja, mais de 25 anos sem nenhum defeito. Não generalizando, imagino que os elogios terminam quando temos que recorrer as peças sobressalentes vendidas no Brasil, as quais nem sempre tem a mesma qualidade daquelas originais montadas na fabrica. Na época quando resolvi fazer esta adaptação não faltavam relatos de Niveiros insatisfeitos com a baixa durabilidade dos componentes sobressalentes hidráulicos, inclusive essa insatisfação fez surgir no mercado um KIT puramente mecânico para substituir o sistema hidráulico original, alias, uma excelente opção, eu mesmo só não comprei o kit vendido pelo camarada Geniva devido já possuir parte das peças necessárias para a nacionalização, além do prazer pessoal de projetar uma solução confiável para meu Niva.

A hidráulica é uma tecnologia muito eficiente para amplificar e transferir força para movimentação de sistemas mecânicos, com componentes compactos, precisos e duradouros.
O funcionamento da embreagem do Niva é bem simples. O movimento do pedal da embreagem é transmitido por meio de uma haste ao embolo do cilindro superior (Cilindro Mestre) que pressuriza o óleo hidráulico até o cilindro inferior o qual transfere o movimento para o garfo da embreagem. A leveza e suavidade sentida no pedal da embreagem se dá em função do correto dimensionamento do curso e principalmente do diâmetro interno dos cilindros.



A nacionalização consistiu no uso dos seguintes componentes:

Cilindro Mestre Superior do Caminhãozinho VW 

Modelo: D19 11.130/13/130 
Código: RCCE 0014.9 T00721405 
Marca: Varga


Cilindro Inferior do Toyota Bandeirantes
Código: Rcce 2173.1 
Marca: Varga

Mangueira do Cilindro inferior do Toyota Bandeirantes 

Reservatório de Fluido de Freio do Fusca 


Detalhes da adaptação

O cilindro inferior do Toyota tem o diâmetro interno ligeiramente maior que o cilindro original do Niva, o que teoricamente deixa o pedal de embreagem um pouco mais leve. Já o curso dos cilindros são praticamente iguais, porém as furações de fixação são bem diferentes e, em função disso, foi necessário confeccionar uma chapa metálica de fixação para posicionar e prender corretamente o novo cilindro nos furos originais na caixa seca do Niva. 

Comparação entre Cilindro do Niva e do Toyota

Chapa para Fixação do Cilindro do Toyota


Na fixação foram utilizados dois parafusos e um prisioneiro. O prisioneiro teve parte de sua superfície desbastada para eliminar uma pequena interferência com o corpo do cilindro Toyota que, como mencionei, tem diâmetro um pouco maior. Outras duas providencias para manter o alinhamento do cilindro o mais próximo possível do original foi colocar a chapa de fixação por cima do cilindro e desbastar a região do furo de fixação dianteiro do cilindro Toyota, apenas no lado que fica em contato com a carcaça da caixa seca do carro. 

Prisioneiro

Prisioneiro Desbastado

Cilindro Inferior


Componentes do Cilindro Inferior

Também optei por emendar as hastes do cilindro do Niva com a haste do cilindro Toyota o que garantiu um encaixe perfeito da coifa de borracha, além de manter original a porca de ajuste do garfo da embreagem do Niva.






Cilindro inferior montado no Niva


Cilindro montado no Niva

O tubo original do Niva que interliga o cilindro superior ao inferior foi reaproveitado.

O perfil boleado de um dos lados do tubo foi mantido, porem  o conector foi trocado devido a incompatibilidade no passo da rosca com o cilindro do Caminhãozinho VW.

Conector do lado do cilindro superior



Na outra extremidade o tubo foi cortado e flangeado com perfil compatível com a conexão da mangueira hidráulica do Toyota.


Flange Conectada ao Adaptador da Mangueira




A carcaça do cilindro mestre superior do caminhãozinho VW encaixa-se perfeitamente nos prisioneiros da parede corta fogo do Niva, mas não é possível reaproveitar a haste original. Foi necessário uma nova haste com diâmetro ligeiramente menor para se ajustar precisamente no embolo do cilindro VW e com comprimento 15 mm maior em relação a haste original do Niva. Na extremidade rosqueável da nova haste foi adaptado um pequeno garfo ajustável o qual é preso diretamente ao pedal da embreagem do Niva.

Encaixe perfeito do cilindro aos prisioneiros originais do Niva

Hastes do Cilindro Mestre Superior

Eixo conectado ao pedal da embreagem

Cilindro Superior do Caminhãozinho VW

Suporte e mola do garfo da embreagem

Suporte e mola do garfo da embreagem

Cilindro Mestre acoplado ao pedal da embreagem


Uma outra necessidade foi conseguir no mercado uma conexão para engatar a mangueira que recebe o fluido do reservatório, a qual deve possuir a mesma rosca do cilindro e necessariamente ter um anel O'ring para garantir a vedação após o aperto.





Detalhe do Reservatório de Fluido do Fusca


ASSISTA O VÍDEO  E VEJA TUDO EM DETALHES 





Veja no vídeo abaixo o cilindro de embreagem do Toyota Bandeirantes funcionando no Niva




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Suporte para a caixa de transferência by Geniva


O suporte auxiliar traseiro da caixa de transferência (T-case) é um acessório fabricado e comercializado pelo camarada Geniva e visa minimizar as famosas e indesejadas vibrações na caixa de transferência do Niva.

Para adquirir o produto  diretamente com o Geniva, acesse:



O Suporte T-case

O suporte é uma peça bem construída, em aço anodizado, reforçado, com soldas muito bem-feitas e furações precisas. O Kit é composto por um suporte em aço, um coxim com porcas e arruelas, além de três prisioneiros na medida adequada para substituírem os prisioneiros originais da caixa.






Devido a necessidade de furar o assoalho do carro para fixar o suporte, o ideal é verificar se as caixas estão minimamente alinhadas antes de furar, sob pena de refazer, ou alargar o furo para possíveis ajustes na hipótese da necessidade de reposicionar a T-Case.

Na impossibilidade de alinhamento das caixas por danos no assoalho, por exemplo,  o recomendável é primeiramente corrigir o problema. Uma boa opção para assoalho comprometido é usar um outro suporte do Geniva destinado a fixar e alinhar as caixas, usando as longarinas do Niva. 

A instalação do Suporte T-case

1. Esgotar o óleo da caixa de transferência;

Obs: Como os furos dos prisioneiros se comunicam com o interior da caixa, o ideal é esgotar o óleo para  adequar a vedação das roscas dos prisioneiros, visando obviamente evitar vazamentos futuros.

2. Retirar as três porcas mostradas na foto abaixo. Usar desengripante na base dos prisioneiros originais e aguardar um tempo para o produto penetrar e agir. Travar duas porcas em cada prisioneiro de maneira a solta-los com auxílio de uma chave de boca de 13 mm. Na hipótese de algum prisioneiro estar emperrado, difícil de sair, tentar martela-lo por algumas vezes e utilizar um alicate de pressão para remove-lo;


3. Limpar muito bem os três furos visando eliminar todo vestígio de óleo na rosca. Isso se faz necessário para que o adesivo trava rosca funcione adequadamente;

4. Rosqueie os prisioneiros do KIT com a rosca embebida de adesivo trava rosca de torque baixo ou médio, por exemplo Loctate 242 e aguardar o período determinado para a cura completa do adesivo. O objetivo em usar o aditivo é impedir vazamentos, mesmo que pequenos, pela rosca dos prisioneiros;


Não é necessário, mas optei em trocar os prisioneiros de 8mm do KIT por outros em inox com comprimento um pouco maior, visando usar uma porca Parlock como contra porca e assim impedir que as vibrações afrouxarem as porcas. Como os furos se comunicam com o interior da caixa, tome muito cuidado para não rosquear o prisioneiro em excesso para não correr algum risco de o mesmo tocar nas engrenagens internas da caixa;

Prisioneiros do KIT ou opção por prisioneiros maiores

5. Para fixar o coxim ao assoalho do Niva é necessário antes marcar o local onde será feito o furo. Para tal, prender o suporte Geniva a caixa de transferência já com o coxim que acompanha o KIT posicionado e bem apertado no meio do rasgo de ajuste do suporte de maneira que o prisioneiro do coxim toque a lataria do carro. Com auxílio de  caneta de ponta porosa marcar o ponto onde o prisioneiro do coxim tocar o assoalho;

6. Retirar o suporte. Puncionar o local marcado e furar o assoalho com uma broca 5 mm e após com outra broca de 10 mm. O furo vai se localizar próximo a alavanca de freio;

7. Recolocar o suporte e apertar muito bem todos as porcas, inclusive as duas porcas do coxim, sendo uma pelo interior do carro;










8. Recolocar o óleo antes retirado ou se preferir trocar o óleo da caixa. Caso opte pela troca, utilizar 0,75 litros do óleo SAE 90 GL5.

O Resultado

Antes da instalação do suporte:

Meu Niva vibrava pouco. Por exemplo, na cidade em velocidades baixas praticamente não ocorriam. Em velocidades acima de 70 km/h e durante as acelerações as vibrações surgiam, porém nada muito acentuado. Se durante as vibrações eu retirasse o pé do acelerador ou engrenasse o carro em ponto morto, as vibrações diminuíam. 

Após a instalação do Suporte:

Os sintomas permaneceram os mesmos, mas as amplitudes das vibrações diminuíram bastante e a sensação de conforto ao volante melhorou, resumindo, gostei muito do resultado e recomendo a instalação da peça, logicamente tudo vai depender da condição geral dos componentes da transmissão como, cardans, cruzetas, acoplamento elástico e em especial da integridade do assoalho onde as caixas são fixas e alinhadas.

Complementando o que disse, há alguns meses depois da instalação do suporte, refiz o processo de alinhamento das caixas, inclusive, para saber sobre alinhamento CLIQUE AQUI e ai sim consegui um resultado muito melhor do que citei anteriormente, praticamente as vibrações sumiram e com certeza o suporte T- Case Geniva contribuiu muito para o resultado final citado, pois minimiza a movimentação da caixa no sentido longitudinal, enquanto os coxins originais trabalham no sentido lateral, resumindo, valeu a pena colocar.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.





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