A hidráulica é uma tecnologia muito eficiente para amplificar e transferir força para movimentação de sistemas mecânicos, com componentes compactos, precisos e duradouros.
O funcionamento da embreagem do Niva é bem simples. O movimento do pedal da embreagem é transmitido por meio de uma haste ao embolo do cilindro superior (Cilindro Mestre) que pressuriza o óleo hidráulico até o cilindro inferior o qual transfere o movimento para o garfo da embreagem. A leveza e suavidade sentida no pedal da embreagem se dá em função do correto dimensionamento do curso e principalmente do diâmetro interno dos cilindros.
A nacionalização consistiu no uso dos seguintes componentes:
Cilindro Mestre Superior do Caminhãozinho VW
Modelo: D19 11.130/13/130
Código: RCCE 0014.9 T00721405
Marca: Varga
Cilindro Inferior do Toyota Bandeirantes
Código: Rcce 2173.1
Marca: Varga
Mangueira do Cilindro inferior do Toyota Bandeirantes
Reservatório de Fluido de Freio do Fusca
Detalhes da adaptação
O cilindro inferior do Toyota tem o diâmetro interno ligeiramente maior que o cilindro original do Niva, o que teoricamente deixa o pedal de embreagem um pouco mais leve. Já o curso dos cilindros são praticamente iguais, porém as furações de fixação são bem diferentes e, em função disso, foi necessário confeccionar uma chapa metálica de fixação para posicionar e prender corretamente o novo cilindro nos furos originais na caixa seca do Niva.
Comparação entre Cilindro do Niva e do Toyota |
Chapa para Fixação do Cilindro do Toyota |
Na fixação foram utilizados dois parafusos e um prisioneiro. O prisioneiro teve parte de sua superfície desbastada para eliminar uma pequena interferência com o corpo do cilindro Toyota que, como mencionei, tem diâmetro um pouco maior. Outras duas providencias para manter o alinhamento do cilindro o mais próximo possível do original foi colocar a chapa de fixação por cima do cilindro e desbastar a região do furo de fixação dianteiro do cilindro Toyota, apenas no lado que fica em contato com a carcaça da caixa seca do carro.
Componentes do Cilindro Inferior |
Também optei por emendar as hastes do cilindro do Niva com a haste do cilindro Toyota o que garantiu um encaixe perfeito da coifa de borracha, além de manter original a porca de ajuste do garfo da embreagem do Niva.
Cilindro inferior montado no Niva |
Cilindro montado no Niva |
O tubo original do Niva que interliga o cilindro superior ao inferior foi reaproveitado.
O perfil boleado de um dos lados do tubo foi mantido, porem o conector foi trocado devido a incompatibilidade no passo da rosca com o cilindro do Caminhãozinho VW.
Conector do lado do cilindro superior |
Na outra extremidade o tubo foi cortado e flangeado com perfil compatível com a conexão da mangueira hidráulica do Toyota.
Flange Conectada ao Adaptador da Mangueira |
A carcaça do cilindro mestre superior do caminhãozinho VW encaixa-se perfeitamente nos prisioneiros da parede corta fogo do Niva, mas não é possível reaproveitar a haste original. Foi necessário uma nova haste com diâmetro ligeiramente menor para se ajustar precisamente no embolo do cilindro VW e com comprimento 15 mm maior em relação a haste original do Niva. Na extremidade rosqueável da nova haste foi adaptado um pequeno garfo ajustável o qual é preso diretamente ao pedal da embreagem do Niva.
Encaixe perfeito do cilindro aos prisioneiros originais do Niva |
Hastes do Cilindro Mestre Superior |
Eixo conectado ao pedal da embreagem |
Cilindro Mestre acoplado ao pedal da embreagem |
Uma outra necessidade foi conseguir no mercado uma conexão para engatar a mangueira que recebe o fluido do reservatório, a qual deve possuir a mesma rosca do cilindro e necessariamente ter um anel O'ring para garantir a vedação após o aperto.
Show !! Obrigado !!
ResponderExcluirMuito criativo. Tem gostado? Algum problema até hoje?
ResponderExcluirFicou excelente, pedal macio, acionamento preciso. Até agora não tive nenhum problemas.
ResponderExcluirPreciso trocar caixa de ar e assoalho
ResponderExcluirAnderson, Apos trocar o assoalho, atenção total
ResponderExcluirna posição dos prisioneiros que prendem a caixas visando deixa-las bem alinhadas, OK!
Trabalho com manutenção de cilindros hidráulicos e sempre gosto de artigos como esse, obrigado. abraço
ResponderExcluirFelipe. Parabéns pelo trabalho. O site transmite bastante profissionalismo nos serviços prestados.
ResponderExcluirperfeita adaptaçao embreagem nacionalizada encontramos peças em todo brasil inclusive no interior de goias
ResponderExcluira redaçao dos textos sao objetivas envolventes e jornalistica parabens
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