Os rolamentos do cubo das rodas dianteiras do Niva são também fabricados pela SKF e, portanto facilmente encontrados no Brasil. Por segurança procure compra-los em uma revenda credenciada SKF, saiba que rolamentos podem ser falsificados ou até recondicionados e vendidos como novos.
No total são quatro rolamentos, dois em cada cubo das rodas dianteiras. O modelo de todos é o SKF 32008 X/Q.
É indispensável quando se trocar os rolamentos também substituir seus retentores, porém até onde sei, devem ser os originais, aliás pelo preço e durabilidade não vale o esforço de tentar nacionalizar este componente.
Uma etapa importante e muitas vezes negligenciada por mecânicos é o ajuste da folga dos rolamentos. O ajuste correto vai garantir vida longa aos rolamentos e a segurança que não irão travar ou quebrar devido ao excesso de aperto ou de folga.
Ajuste da Folga Com Torquímentro.
1. Montar os rolamentos no cubo da roda com graxa;
2. Apertar a porca da ponta do eixo da homocinética até o fim para empurrar totalmente os rolamentos nos compartimentos. Usar uma porca nova.
3. Soltar um pouco a porca e em seguida aplicar o torque de 2,0kgf/m (20N/m);
4. Colocar o pneu com no mínimo 3 porcas e girar a roda quatro vezes para frente e para trás, de forma a assentar bem os rolamentos;
5. Afrouxar a porca em torno de 20 a 25 graus. Use um giz para marcar o pneu e facilitar o correto posicionamento;
6. Com o torquímetro, aplicar 0,7 kgf/m (7,0 N/m);
7. Conferir se os rolamentos não estão presos ou soltos demais, para isso girar a roda em ambos sentidos, dar umas batidinhas no pneu com a mão, sentir o comportamento. Deve rodar livre, mas, sem folga. Tenha certeza que as pinças de freio não estão pegando no disco para não interferir na sensibilidade do teste;
8. Para encerrar, remanchar a porca na ranhura do eixo e realizar o teste pratico com o carro;
O vídeo a seguir mostra exatamente o procedimento descrito acima.
Ajuste da Folga Sem o Torquímentro
1. Montar os rolamentos no cubo da roda com graxa;
2. Apertar a porca da ponta do eixo da homocinética até o fim para empurrar totalmente os rolamentos nos compartimentos. Usar uma porca nova, nuca reaproveite essa porca;
3. Soltar somente um pouco a porca;
4. Colocar o pneu com no mínimo 3 porcas e girar a roda quatro vezes para frente e para trás, de forma a assentar bem os rolamentos;
5. Afrouxar a porca mais um pouco e conferir se os rolamentos não estão presos ou soltos demais, para isso girar a roda em ambos sentidos, dar umas batidinhas no pneu com a mão, sentir o comportamento da folga. Vá ajustando até rodar livre e sem folga perceptível. Tenha certeza que as pinças de freio não estão pegando no disco para não interferir na sensibilidade do ajuste, aliás o ideal é retirar as pinças de freio para ajustar a folga com maior precisão;
6. Uma vez ajustado, remonte as pinças de freio, caso as tenha retirado e com as rodas montadas, teste se ambas as rodas estão rodando livres, sem a interferências das pinças.
7. Para encerrar, retirar novamente as rodas e remanchar as porcas dos cubos nas duas ranhuras do eixo. Nunca reutilize essas porcas.
8. Realizar o teste prático dirigindo o carro e sentido o comportamento. Após um percurso use o tato e sinta a temperatura dos cubos das rodas que deverão estar ligeiramente mornos em ambas as rodas. Caso a temperatura esteja muito elevada pode indicar que a porca do cubo ficou muito apertada e os rolamentos sem a folga mínima necessária, porém, tenha certeza que a temperatura elevada não é devido as frenagens, que obviamente geram calor naquela região.
Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.
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