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By Ferramentas Blog

Nacionalização dos Cilindros Hidráulicos da Embreagem do Niva




O sistema hidráulico original de acionamento da embreagem do Niva é em meu ver eficiente e de alta durabilidade. Digo isso baseado em meu próprio carro, que rodou com o sistema “Made in Russia” até poucos dias atrás, quando finalmente apresentou problema, ou seja, mais de 25 anos sem nenhum defeito. Imagino também que a alegria e elogios terminam quando temos que recorrer aos componentes sobressalentes vendidos no Brasil, os quais nem sempre tem procedência e qualidade confiáveis. Não faltam relatos de Niveiros insatisfeitos com a baixa durabilidade dos componentes sobressalentes, inclusive essa insatisfação motivou o desenvolvimento de projetos puramente mecânicos em substituição ao sistema hidráulico original e parecem ser uma excelente opção, eu mesmo só não comprei o kit vendido pelo camarada Geniva devido já possuir parte das peças necessárias para a nacionalização, além do prazer de projetar e personalizar o Nivão.
A hidráulica é uma tecnologia muito eficiente para amplificar e transferir força para movimentação de sistemas mecânicos,  com componentes compactos, precisos e duradouros.
O funcionamento da embreagem do Niva é bem simples. O movimento de acionamento do pedal da embreagem é transmitido por meio de uma haste ao embolo do cilindro superior (Cilindro Mestre) que pressuriza o óleo hidráulico até o cilindro inferior que transfere o movimento para o garfo da embreagem. A leveza e suavidade sentida no pedal da embreagem se dá em função do correto dimensionamento do curso e principalmente do diâmetro interno dos cilindros.







A nacionalização consistiu no uso dos seguintes componentes:

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Cilindro Mestre de Embreagem do Caminhãozinho VW
Modelo: D19 11.130/13/130
Código: RCCE 0014.9 T00721405
Marca: Varga

Cilindro Inferior Toyota Bandeirantes
Código: Rcce 2173.1   
Marca: Varga

Mangueira do Cilindro inferior do Toyota Bandeirantes

Reservatório de Fluido de Freio do Fusca




Detalhes da adaptação



O cilindro inferior do Toyota tem o diâmetro interno ligeiramente maior que o cilindro original do Niva, o que é positivo, já que  torna o pedal de embreagem um pouco mais leve. Já o curso dos cilindros são praticamente iguais, porém, as furações de fixação são bem diferentes e foi necessário construir um suporte metálico para posicionar e prender corretamente o novo cilindro nos furos originais na carcaça do carro. 

Comparação entre Cilindro do Niva e do Toyota

Chapa para Fixação do Cilindro do Toyota




Na fixação foram utilizados dois parafusos e um prisioneiro. O prisioneiro teve parte de sua superfície desgastada para eliminar uma pequena interferência com o corpo do cilindro Toyota que, como mencionei, tem diâmetro um pouco maior. Outras duas providencias para manter o alinhamento do cilindro o mais próximo possível do original foi colocar a chapa de fixação por cima do cilindro e aplainar no cilindro Toyota a região dos dois furos de fixação apenas no lado que fica em contato com a carcaça do carro. 



Prisioneiro Desbastado

Cilindro do Toyota com região dos Furos  Desbastados


A Tubulação de cobre original do Niva foi reaproveitada, porém, o flagelamento do tubo de cobre do lado ligado a mangueira hidráulica Toyota teve que ser refeito em função da incompatibilidade com a nova conexão utilizada. Já do lado do cilindro mestre, o flangeamento do tubo original foi reaproveitado só sendo necessário trocar o conector.




Flange e Conector do lado Cilindro Mestre do Caminhão VW


Flange Conectada ao Adaptador da Mangueira

Mangueira do Toyota Bandeirantes



Já o cilindro mestre é quase “Plug in Play” se não fosse pela necessidade de diminuir ligeiramente o diâmetro do eixo original de acionamento além de alonga-lo em 15mm, mas na verdade acabei adaptando um eixo com regulagem o que me permitiu muita liberdade no ajuste.




Haste  do Cilindro Mestre com Parafuso de Regulagem



Uma outra dificuldade foi conseguir uma conexão para engatar a mangueira que recebe o fluido do reservatório, a qual acabei construindo de forma artesanal com peças que dispunha, mas o correto seria tentar encontra-la no mercado ou mesmo mandar torneá-la para um resultado mais adequado e apresentável.

 
Conector da mangueira do Reservatório

Cilincro Mestre do Caminhao VW Instalado



Detalhe do Reservatório de Fluido do Fusca




ASSISTA O VÍDEO ABAIXO  E VEJA TUDO EM DETALHES 














3 comentários:

Anônimo disse...

Show !! Obrigado !!

Anônimo disse...

Muito criativo. Tem gostado? Algum problema até hoje?

Blog Jipe Niva disse...

Ficou excelente, pedal macio, acionamento preciso. Até agora não tive nenhum problemas.