Quando comprei meu Niva os amortecedores da tampa do porta malas já estavam danificados e sempre usei um artifício, ou melhor dizendo, uma gambiarra para segurar a tampa, algo muito tosco, mas que cumpriu bem o propósito por anos. Para conhecer essa gambiarra de respeito, CLIQUE AQUI.
Uma solução para nacionalizar a peça é adaptar os amortecedores do Ford KA, os quais são praticamente plug-in-play e ficam excelentes. Optei em comprá-los de duas marcas, uma para cada lado da tampa, visando avaliar a durabilidade das peças, mas principalmente para demonstrar essas opções aqui no blog, são elas:
Uma solução para nacionalizar a peça é adaptar os amortecedores do Ford KA, os quais são praticamente plug-in-play e ficam excelentes. Optei em comprá-los de duas marcas, uma para cada lado da tampa, visando avaliar a durabilidade das peças, mas principalmente para demonstrar essas opções aqui no blog, são elas:
Cofap modelo 16250
A figura abaixo foi extraída do site da Cofap e mostra algumas características desse amortecedor, observem que o modelo é para o Ford Ka de 1997 a 2007.
Amortex modelo 96.250
Já o modelo da Amortex diverge ao da Cofap apenas no tocante ao ano de fabricação do carro ao qual os amortecedores são destinados, no caso, de 1996 até 2001. Vejam abaixo a informação extraída do site do fabricante.
Independente da divergência citada, o fato é que ambas marcas/modelos servem perfeitamente no Niva, porém, as únicas ressalvas são que no fechamento da tampa devemos segura-la para que não ocorra uma pancada muito forte, provavelmente devido ao peso da porta do Niva ser muito maior que a do Ford Ka e em consequência disso fica a duvida quanto a durabilidade da peça. Um indicio que o amortecedor original suporta maior carga é seu maior diâmetro do embolo em relação ao do Ford KA, mas, apesar disso, acho bastante viável essa adaptação.
Um detalhe importante é a necessidade de instalarmos dois amortecedores. Fiz testes com apenas um deles instalado e conclui que não é suficiente para segurar a pesada tampa, inclusive, ambas as marcas se comportaram igual. Assistam o vídeo abaixo e vejam o funcionamento com os dois amortecedores instalados.
Adaptação
Trata-se de um procedimento muito simples, sendo necessário desmontar apenas a articulação metálica original, fixa na ponta da haste do amortecedor Russo, deixando apenas o conector esférico preso na coluna do carro onde os novos amortecedores nacionais se encaixam perfeitamente.
Para desmontar a articulação sem forçar e esgarçar a peça original, eu aqueci a peça móvel de maneira a dilatar o metal e assim facilitar desacoplamento da peça móvel sem danificá-la...... vai que eu resolva reutilizar essa peça......
Assista o vídeo com o passo a passo dessa adaptação.