O cilindro de freio aqui proposto é de fabricação nacional e uma peça Plug-in-Play, ou seja, não precisa de nenhum ajuste para ser instalado no lugar do cilindro original. Eu tenho usado este modelo de cilindro em meu Niva já a mais de 10 anos e sem nenhum problema até então, mas, por se tratar de um componente do freio e por não ser original do carro, o Blog não se responsabiliza por eventuais problemas, a decisão é pessoal e cada um deve avaliar os riscos, etc., inclusive, olhando apenas pela ótica financeira, diria que é questionável optar pela nacionalização, já que a peça original é igualmente barata.
Particularmente eu preferi o modelo nacional devido a facilidade de encontrar o cilindro da linha Fiat a pronta entrega em qualquer loja de auto peças e também pela procedência confiável, atrás de marcas conceituadas no mercado nacional, dai a minha escolha.
Sugiro que antes de comprar o cilindro, você leve o modelo original na loja para comparar e assim evitar erros. Atente-se ao passo da rosca da peça que deverá ser igual ao do cilindro original. Tentar apertar o conector hidráulico com rosca incompatível, pode danificar o conector original do tubinho de freio do Niva.
Especificação do Cilindro:
Modelos:
- Modelo: LE/LD D.19 – RCCR 0140.0 - Marca: Varga
- Modelo: 005760 - Marca: ATE
- Modelo: C-3355 - Marca: Controil
Cilindro de freio original do Niva |
Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga |
Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga |
Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga |
Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga |
Cilindro Nacional Modelo 005760 - Marca: ATE |
Segurança: Três pontos de apoio, dois cavaletes e um macaco hidráulico |
O vídeo a seguir mostra todos os detalhes referentes a troca do cilindro, inclusive a sangria hidráulica e demais detalhes desse trabalho de manutenção.
Tópicos Relacionados:
Troca do Cabo de Freio de Mão do Niva
Kit de Freio Geniva