A ideia desta Postagem é abordar dicas elétricas para o Niva, desde a análise de peças e interpretações de diagramas, até melhorias, adaptações e nacionalizações de componentes elétricos do nosso querido Jipe Russo.
Então, para começar, sugiro que assistam o vídeo a seguir com conceitos básicos de elétrica automotiva visando a leitura do diagrama elétrico do Niva.
Vídeo Aula - Interpretação do Diagrama Elétrico do Niva
Desenho Explicativo da Chave de Ignição do Niva.
Esquema de Ligações do Limpador de Para-Brisas do Niva.
Circuito Elétrico da Buzina do Niva
Para entender como a buzina do Niva funciona, vamos inicialmente identificar os principais elementos do sistema, são eles:
1 - Botão elétrico da buzina;
Foto 1 |
2 - Pista giratória do volante;
Foto 2 |
3 - Contato fixo da base do volante;
Foto 3 |
4 - Fiação entre contato fixo e buzina.
Foto 4 |
O primeiro elemento é o botão da buzina que recebe dois fios; o primeiro é conectado ao chassi do carro, portanto tem o potencial negativo da bateria, o outro fio é ligado ao segundo elemento que é uma pista metálica presa ao volante a qual acompanha o movimento giratório do mesmo. Esta pista fica constantemente tocando o terceiro elemento que é um contato metálico preso a base do volante, na parte não móvel dele. O quarto elemento é a fiação elétrica a qual interliga o contato fixo citado com a buzina, portanto, quando o botão é acionado e o circuito elétrico é fechado, o negativo da bateria é levado até a pista móvel, passando pelo contato fixo até chegar a buzina, fazendo a mesma soar.
Foto 5 |
Um detalhe importante é entender como o potencial negativo da bateria chega até o botão da buzina. O circuito inicia-se na caixa de direção a qual é presa diretamente ao chassi do carro, portanto, ela fica exposta ao potencial negativo da bateria, apos, passa pela arvore intermediaria na coluna de direção até alcançar o eixo ranhurado onde o volante é encaixado e preso por uma porca 24 mm. Como o centro do volante também é metálico, ele fica obviamente submetido ao potencial negativo que enfim é conduzido ao botão da buzina através de um fio, conforme mostra a foto 7.
A T E N Ç Ã O : Ponto vulnerável a falhas
No percurso entre a caixa de direção até o volante, um ponto vulnerável a falhas ou isolamento elétrico do potencial negativo é a arvore intermediaria que interliga a caixa de direção ao eixo ranhurado do volante, a qual tem duas pequenas cruzetas que com o tempo e o consequente aumento das folgas nas articulações dessas cruzetas podem isolar a passagem da corrente elétrica e fazer a buzina falhar ou até mesmo deixar de funcionar completamente. Uma solução barata e fácil de fazer é eliminar as fontes de mal contato fazendo um Jumper entre as cruzetas, que nada mais é do que conectar um fio entre elas, conforme mostra a foto 8.
Foto 6 |
Foto 7 |
A T E N Ç Ã O : Ponto vulnerável a falhas
No percurso entre a caixa de direção até o volante, um ponto vulnerável a falhas ou isolamento elétrico do potencial negativo é a arvore intermediaria que interliga a caixa de direção ao eixo ranhurado do volante, a qual tem duas pequenas cruzetas que com o tempo e o consequente aumento das folgas nas articulações dessas cruzetas podem isolar a passagem da corrente elétrica e fazer a buzina falhar ou até mesmo deixar de funcionar completamente. Uma solução barata e fácil de fazer é eliminar as fontes de mal contato fazendo um Jumper entre as cruzetas, que nada mais é do que conectar um fio entre elas, conforme mostra a foto 8.
Foto 8 |
Para encerrar a postagem, a figura abaixo mostra o diagrama elétrico simplificado da buzina do Niva.
Figura 2 |
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Aviso
Concentrarei neste POST os tópicos relacionados a elétrica do Niva. Se você tem interesse no assunto, sugiro que venha periodicamente aqui verificar as novidades.