English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Desborbulhador no Niva




Em carburadores que não tem conexão de retorno de combustível para o tanque, o uso de um desborbulhador é sem dúvida uma boa prática e inclusive era item de fábrica em alguns veículos mais antigos. Trata-se de um componente bastante simples, compreendendo de um pequeno reservatório contendo entrada, saída e retorno de combustível para o tanque. 


A principal função do desborbulhador, como o nome sugere, é eliminar bolhas de ar criadas no processo de bombeamento e melhorar a estabilidade da pressão no sistema, pois excessos são aliviados para o retorno, preservando assim os componentes internos do carburador e da bomba de combustível.

Uma situação crítica e, portanto, com alta geração de bolhas de ar ocorre durante trânsito intenso, muito lento e com temperatura ambiente elevada. Neste cenário, dois fatores seriam preponderantes para a formação de mais bolhas de ar; o primeiro seria o baixo fluxo de ar frontal no carro que ocasionaria maior irradiação de calor do motor para a bomba,  elevando a temperatura do  combustível e consequente aumentando a formação de bolhas; o segundo, esse bem mais relevante, seria que o baixo consumo de combustível manteria a válvula agulha da cuba do carburador por mais tempo fechada, interrompendo a vazão o que pode superaquecer o combustível retido no interior da bomba. Em casos mais extremos a bomba pode cavitar e gerar falhas na alimentação de combustível para o motor. Com o uso do desborbulhador esta situação não ocorre já que sempre vai existir fluxo de combustível pela bomba e a consequente troca de calor constante, evitando assim o problema em qualquer situação de trânsito.

I N S T A L A Ç Ã O


O ideal é instalar o desborbulhador um pouco acima do nível do carburador. Optei por criar um suporte e fixa-lo atrás do duto de ar do sistema de ventilação, próximo ao mecanismo de trava do capô. Aproveitei este suporte para prender o filtro de combustível e assim melhorar o acesso e deixar as mangueiras mais organizadas e principalmente, longe do calor do motor. Para maior durabilidade das mangueiras sugiro usar o modelo que equipa carros com injeção eletrônica, as quais suportam temperaturas e pressões maiores.  Em relação ao local de instalação escolhido, vale dizer que o mecanismo de trava do capô do meu Niva estava em desuso e desativado, o que, no meu caso, facilitou bastante a montagem. Na hipótese desse mecanismo de trava estar em uso, será necessário maior atenção com a mangueira de entrada do filtro para evitar danos a mesma quando o capô for fechado, ou se preferir, escolher outro lugar para instalar o desborbulhador, desde que fique acima do nível do carburador.

V Í D E O

O vídeo a seguir mostra em detalhes desde a confecção do suporte até a instalação do desborbulhador no Niva.













M I T O s  (não aquilo)

Já li relatos que o desborbulhador seria capaz de proporcionar economia de combustível, mas convenhamos, não faz nenhum sentido, diria que é simplesmente impossível.

Não é consenso, mas acredito que usar o desborbulhador seria irrelevante para melhorar a alimentação de combustível quando o carro estiver muito inclinado em subidas ou descidas íngremes, comuns em trilhas. Na verdade, se o controle de nível da cuba do carburador (boia e agulha) estiverem em perfeito estado de funcionamento, isso por si só seria capaz de garantir a alimentação ininterrupta de combustível. Se você discordar ou possuir vivencia diferente da minha em relação a isso, solicito que se manifeste nos comentários logo abaixo. 

C O N T R A


A única ressalva em relação ao uso do desborbulhador é o fato de se utilizar bem mais mangueiras e abraçadeiras para as interligações necessárias. Além do custo ficar maior, as chances de vazamentos são logicamente aumentadas. 


Tópicos Relacionados:


Adaptação do Motor AP no Niva

Sistema de Admissão e Carburação

Aferição de Consumo





10 comentários:

  1. Olá! Essa válvula de retenção é de que carro? Qualquer autopeças tem? Grato,Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Instalei um desses no meu versailles, mas já troquei 02 e está dando vazamento na entrada da mangueira que da retorno para o tanque, isto é parte de cima da peça.

    ResponderExcluir
  3. Como não vi resposta, por favor informar aonde encontro esta válvula de retenção pois instalei o desborbulhador mas quando desligo o motor a gasolina desce até a bomba e dai força o arranque e a bomba até que a gasolina suba de novo.

    ResponderExcluir
  4. Atualmente estou sem essa valvula, pois a antiga que consta na explicação acima quebrou e não consegui encontrar outra, mas mesmo sem essa valvula o sistema funciona perfeitamente, não ocorre o que vc mencionou, ok!
    Na ocasião que comprei a retenção foi em um desmanche, garimpava algumas peças lá e encontrei a retenção, porem nao sei te dizer marca e modelo.

    ResponderExcluir
  5. pois eh..instalei esta valvula no meu gol motor ap 1.8 a alcool ..mais nao deu muito certo pois fica cortado{tipo falta conbustivel
    }ai isolei a manguera do retorno,ai parou de da cotar ,sera intalei errado?ou este motor nao prescisa desta bichinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      A vazão de retorno deve estar muito alta. Os dutos, mangueiras e o proprio desborbulhador deve estar favorecendo o fluxo mais para o retorno. Talvez restringindo um pouco o retorno funcione bem.

      Para jipes que ficam em situações off road com grandes angulos de entrada e saida (sbidas e descidas ingremes), creio que o desborbulhador ajude. Para carros de passeio não vejo muita necessidade. Lembrando que só usei em motores carburados.

      Excluir
  6. Coloquei un gicler de fusca com un furro maior que eu mesmo fiz, na manguira de retorno de gasolina ai a vazao ficou boa pra o carburador.

    ResponderExcluir
  7. É viável instalar a válvula de retenção saveiro 1.8

    ResponderExcluir
  8. Wellington.
    Independente do carro, a função da válvula de retenção é evitar que possíveis, mas hipotéticas pressurizações do tanque interfiram negativamente no funcionamento do sistema. É uma pequena melhoria técnica, que alias, não é obrigatório usa-la.

    ResponderExcluir
  9. Meu Apollo também estava dando falta de combustível em alta pois estava abaixo do nível da Cuba do carburador levei no cara que fez o carburador e ele colocou um redutor de fluxo para o tanque resolveu o problema

    ResponderExcluir