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By Ferramentas Blog

Disco e Platô para Niva com motor AP


Dentre as opções de Disco e Platô para Nivas com motor AP, dois conjuntos se destacam como os mais usuais e consequentemente testados, são eles:

Disco original do Niva com Platô do Santana 2.0

Essa configuração é a pioneira nas adaptações do motor AP no Niva, inclusive utilizei-a por um longo tempo com resultado satisfatório, porem, vale mencionar que nunca exigi muito e sempre tive uma postura preventiva em relação a essa embreagem.

Analisando os componentes da embreagem, além do desgaste natural das peças, o que me chamou atenção foi a considerável diferença no diâmetro útil entre o Disco e Platô, veja em detalhes na foto a seguir.


Não sei mensurar o quanto essa diferença de diametro afetaria a confiabilidade do conjunto, porem, vale a reflexão para quem pretende exigir muito da embreagem, especialmente em trilhas mais severas.

Disco do Tempra 8V e Platô do Santana 2.0

Atualmente existe uma tendência pelo uso Disco do Tempra 8V da marca Sachs ou Luk e Platô do Santana 2.0 necessariamente da marca Sachs.

Platô do Santana 2.0 - Marca Sachs

Platô do Santana 2.0 - Marca Sachs

Disco do Tempra 8V - marca Sachs ou Luk

Nesse conjunto nota-se que as peças casam-se perfeitamente, ou seja, toda área de atrito do Disco entra em contato com a área do Platô. Outra importante característica é a total compatibilidade do Disco do Tempra com o estriado do eixo piloto do cambio do Niva, não sendo necessários quaisquer ajustes nas peças.

Casamento perfeito entre disco e Platô

Casamento perfeito entre disco e Platô

Como ponto questionável citaria o fato de não se encontrar no mercado de peças novas o Disco e Platô vendidos separadamente, somente Kit´s completos são comercializados, ou seja, seria necessário adquirir dois Kit´s, um do Tempra e outro do Santana o que eleva consideravelmente o custo da adaptação. Uma alternativa interessante é comprar peças remanufaturadas de procedência e com garantia. As fotos a acima mostram um conjunto remanufaturado (R$100,00 – Alfenas/Mg – Novembro/2010) onde é possível verificar a boa qualidade das peças, o que torna essa opção bastante atrativa.

Um aperfeiçoamento importante sugerido por Rogério Bacelar da e por José Luis da Status Lada (In Memoriam) meus amigos e consultores técnicos para assuntos Nivisticos, foi aumentar o tamanho do pino de apoio do garfo da embreagem calçando-o com uma porca de maneira a otimizar o curso da embreagem. Vejam as fotos:


Garfo da Embreagem

Parafuso de apoio calçado por uma porca


Um detalhe importante antes de montar a embreagem no carro é centralizar o disco dentro do platô e só após apertar os parafusos que prendem o platô ao volante do motor. As fotos a seguir mostram detalhes do eixo centralizador previamente usinado.




O objetivo desta centralização é facilitar o processo de encaixar o eixo piloto do cambio nas estrias do disco e assim evitar danos nas peças no momento de acoplar a caixa de marchas a embreagem, inclusive para facilitar ainda mais o processo engraxar a ponta e estriado do eixo piloto.

É indispensável também trocar o rolamento do garfo da embreagem e também engraxar muito bem a capa do eixo  piloto por onde o rolamento do garfo desliza



Não deixe também de avaliar a Coifa do garfo de embreagem e troca-la caso esteja rasgada. Trata-se de uma peça de baixo custo que minimiza a entrada de sujeira e poeira para o interior da caixa, preservando o rolamento do garfo da embreagem.



AVALIAÇÃO PRATICA

As fotos e o vídeo a seguir mostram a avaliação do disco do Tempra e do platô do Santana após mais de sete anos de uso quase que diário do carro, sendo: 50% na cidade, 20% em trilha leves, 20% puxando, colocando e retirando meu barco da água, 5% em viagens "longas" e 5% em trilhas pesadas.  

Na ocasião que fiz a inspeção não foi devido a algum sintoma de mal funcionamento da embreagem e sim porque havia baixado a caixa de cambio do Niva para manutenção ai obviamente aproveitei para olhar a condição da embreagem. Observem nas fotos que mesmo com o desgaste natural devido ao tempo de uso, disco e platô ainda estavam em boas condições o que aumentaria ainda mais a expectativa de vida do conjunto. Logicamente aproveitei a oportunidade e realizei a troca das peças, inclusive do rolamento do garfo da embreagem. 

Platô do Santana após quase oito anos de uso

Disco do Tempra após quase oito anos de uso

Disco do Tempra após quase oito anos de uso

O vídeo a seguir mostra outros detalhes da avaliação da embreagem.




Agradecimentos:
  • Rogério Bacelar
  • Edmilson e Luiz (In Memoriam) da Status Lada. 

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