English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Aferição de consumo no Niva


Materiais necessários:

•  Garrafa Pet de dois litros.
• Dois metros de mangueira transparente (Própria para combustível)



Procedimento

1 – Fazer dois furos na tampa da garrafa, sendo um para introduzir a mangueira e o outro para permitir a entrada de ar durante o consumo do combustível. Tenha o cuidado de posicionar a extremidade da mangueira o mais rente possível do fundo da garrafa de forma a possibilitar o bombeamento total do combustível;



2 – Conectar a mangueira à bomba, preferencialmente na entrada do filtro de combustível;

3 – Obstruir o retorno de combustível para o tanque, caso este exista. Há situações onde o retorno é pelo desborbulhador e outros diretamente no carburador.

4 – Zerar o Hodômetro, ligar o motor e só começar a locomoção quando visualizar fluxo de combustível pela mangueira transparente.



5 – Dirigir normalmente o carro ate o termino do o combustível. É provável que acabe por completo na garrafa e mangueira, mas o motor só deve morrer quando a cuba do carburador secar, momento adequado para fazer o calculo do consumo.

O teste foi feito na cidade, sem trafego intenso e com condução de forma preventiva. O  Niva estava com pneus originais medida 6.95, motor VW AP1.8, carburador Webber LTDZ  e  ponto do distribuidor em aproximadamente 12 graus. O consumo registrado foi de 9 km/l que pode ser considerado excelente para os padrões de consumo do Niva, que dependendo dos pneus, carburação, etc.. varia entre 5 a 7,5 Km/l.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.




Tópicos Relacionados:


Adaptação do Motor AP no Niva

Sistema de Admissão e Carburação


Cilindro de freio nacional na roda traseira do Niva.


O cilindro de freio aqui proposto é de fabricação nacional e uma peça Plug-in-Play, ou seja, não precisa de nenhum ajuste para ser instalado no lugar do cilindro original. Eu tenho usado este modelo de cilindro em meu Niva já a mais de 10 anos e sem nenhum problema até então, mas, por se tratar de um componente do freio e por não ser original do carro, o Blog não se responsabiliza por eventuais problemas, a decisão é pessoal e cada um deve avaliar os riscos, etc., inclusive, olhando apenas pela ótica financeira, diria que é questionável optar pela nacionalização, já que a peça original é igualmente barata.
Particularmente eu preferi o modelo nacional devido a facilidade de encontrar o cilindro da linha Fiat a pronta entrega em qualquer loja de auto peças e também pela procedência confiável, atrás de marcas conceituadas no mercado nacional, dai a minha escolha.

Sugiro que antes de comprar o cilindro, você leve o modelo original na loja para comparar e assim evitar erros. Atente-se ao passo da rosca da peça que deverá ser igual ao do cilindro original. Tentar apertar o conector hidráulico com rosca incompatível, pode danificar o conector original do tubinho de freio do Niva.

Especificação do Cilindro:

Modelos:

  • Modelo: LE/LD D.19 – RCCR 0140.0 - Marca: Varga
  • Modelo: 005760  -  Marca: ATE
  • Modelo: C-3355  -  Marca: Controil

Cilindro de freio original do Niva

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro de Freio Nacional Modelo RCCR 0140.0 - Marca: Varga

Cilindro Nacional Modelo 005760 - Marca: ATE

Segurança: Três pontos de apoio, dois cavaletes e um macaco hidráulico

O vídeo a seguir mostra todos os detalhes referentes a troca do cilindro, inclusive a sangria hidráulica e demais detalhes desse trabalho de manutenção.








Tópicos Relacionados:

Troca do Cabo de Freio de Mão do Niva

Kit de Freio Geniva


Troca dos prisioneiros das caixas do Niva


As caixas de transferência e cambio do Niva são fixas ao carro através de prisioneiros soldados no assoalho. Na verdade existem oito prisioneiros, quatro fixam a caixa de transferência e outros quatro o suporte da caixa de cambio. É fato que os Nivas apresentam certo nível de vibrações nas caixas e este comportamento acaba comprometendo a integridade  dos prisioneiros, os quais devem ser trocados, porem, o trabalho corretivo deve ser bastante criterioso e preciso para não influenciar negativamente no alinhamento das caixas.





Prisioneiros da caixa de cambio.


01 – Retirar as porcas e cortar os prisioneiros o mais rente possível do assoalho;

02 - Utilizar um punção para marcar exatamente o centro do prisioneiro;

03 - Fazer o furo de baixo para cima com um broca de 4 mm;

04 - Observar se o furo esta precisamente no centro do prisioneiro e passar a broca de 6 mm;

05 - Passar a ultima broca de 8 mm, repetindo a operação para os demais prisioneiros;


06 - Providenciar parafusos Allen de 8 x 50 mm e uma chapa de aço de 3 mm de espessura;

07 - Confeccionar duas peças com a chapa de aço no tamanho aproximado de 130 x 30 mm, as quais serão usadas sobre o assoalho como apoio para os parafusos Allen;

08 - Marcar as chapas e furá-las com uma broca de 8 mm;

09 - Passar os parafusos pelos furos da chapa e soldar as cabeças dos parafusos na chapa;

10 - Colocar a peça de cima para baixo de maneira que a chapa fique sobre o assoalho;






11 - Providenciar arruelas reforçadas de 8 mm e porcas Parlock para um aperto eficiente;



Prisioneiros da caixa de reduzida.

Para substituir os prisioneiros da caixa de redução existe o inconveniente do suporte do banco frontal atrapalhar a colocação da chapa sobre o assoalho, conforme descrito acima no item 07. Para sanar tal dificuldade e evitar mexer no suporte do banco, foi necessário não soldar os parafusos na chapa de apoio e sim usar uma barra roscada de aço presa com porcas sobre e sob o assoalho.

1 - Retirar os coxins para ter acesso aos prisioneiros;

2 - Cortar o prisioneiro o mais rente possível do assoalho;

3 - Utilizar um punção e marcar exatamente o centro do parafuso cortado;

3 - Furar de baixo para cima com um broca de 4 mm;

4 - Observar se o furo esta precisamente no centro e passe uma broca de 6 mm. Corrija se necessário;

5 - Passar um broca de 7 mm e em seguida passar o macho de 8 mm fazendo rosca no assoalho;

6 - Repetir a operação para os demais prisioneiros;

7 - Providenciar prisioneiros de 8 x 50 mm e chapa de aço de 3 mm de espessura;

8 - Confeccionar duas peças com a chapa de aço no tamanho aproximado de 130 x 30 mm as quais serão usadas sobre o assoalho como apoio;

9 - Transferir a posição dos furos do assoalho para as chapas e fure-as, usando a broca de 8 mm;

10 - Rosquear no assoalho de baixo para cima os prisioneiros e trave com cola anaeróbia;

11 - Encaixar a chapa pôr cima. Você terá que trabalhar o suporte do banco para conseguir passar a chapa;

12 - Colocar arruela reforçada e porca Parlock nos prisioneiros sobre a chapa e apertar;

13 - Colocar os coxins novamente na caixa de redução e travar usando arruelas e porca Parlock.

Para saber muito mais sobre o Niva, convido você a se inscrever em meu canal do YouTube.




Tópicos Relacionados:


Alinhamento das caixas do Niva

Tipos de Acoplamento entre Caixas do Niva

Barulho nas Alavancas do Niva

Suporte T-case Geniva

Diagnósticos das Vibrações do Niva