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By Ferramentas Blog

União Homocinética para Nivas


A união homocinética para o Niva foi desenvolvida por Rogério Bacelar da empresa Estilo Offroad e tem por objetivo substituir a união elástica original que acopla a caixa de marchas à de redução.
Vale mencionar que atualmente existe uma nova versão que agrega aperfeiçoamentos e, segundo o fabricante, proporciona excelentes resultados e é altamente recomendada para usuários que visam trilhas leves, viagens mais longas com velocidades de cruzeiro maiores e valorizam o conforto de guiar com o mínimo de vibração.

"Em breve a nova versão de União para Nivas será alvo de uma reportagem completa aqui no blog"

Voltando ao primeiro modelo da União Homocinetica, que por concepção é mais indicada para quem faz trilhas pesadas e usa o carro em velocidades moderadas, a peça basicamente permite ângulos de trabalho maiores atenuando assim as vibrações geradas pelo desalinhamento entre as caixas.

O kit é composto pelos seguintes componentes:

1 - Homocinética da linha VW montado entre adaptadores








2 - Coxins para a caixa de reduzida linha GM , sendo: 1 coxim para o lado direito e 2 coxins montados sobre uma travessa para o lado esquerdo.





Instalação

A instalação compreende principalmente em substituir a união elástica original pela união homocinética VW e tambem a troca dos coxins da caixa de redução.
A seguir proponho uma seqüência de montagem, porem é prudente consultar o fabricante antes da execução.

1 - Retire a caixa de reduzida do carro como também a união elástica original.

2 - Uma vez desmontado tem-se acesso ao eixo ranhurado da saída da caixa de cambio o qual deve ter a ponta trabalhada de maneira a reduzi-la aproximadamente 10mm, eliminando assim qualquer possibilidade de interferência com o interior da união homocinética.



3 - A união homocinética é bipartida, sendo um lado flangeado e o outro com um orifício ranhurado. Desmonte a união e encaixe o lado ranhurado da peça no eixo do cambio, reaproveitando a porca e arruela original para fazer o travamento.





4 - Antes de continuar a montagem é fundamental checar se a peça instalada esta girando de maneira balanceada. Ligue o motor e visualize se a peça acoplada ao eixo gira balanceada e caso necessário, corrija as irregularidades antes de continuar a adapitação.

5 - Feche a homocinética não esquecendo de engraxar seu interno através da graxa que acompanha o kit. Nessa fase vc tem a peça completa presa no eixo do cambio, restando então acopla-la a caixa de redução através do lado flangeado da peça.

6 - Substitua os coxins originais da caixa de redução de maneira que a travessa com dois coxins fique do lado do passageiro e o coxin único do lado do motorista.





7 - Coloque a caixa de redução no carro não apertando totalmente os parafusos. Observe que as furações do coxim único correspondem exatamente com as originais. Já a travessa ficará pôr enquanto presa apenas através dos furos internos de seus coxins.

8 - Posicione as flanges da caixa e da homocinética e aparafuse.

9 - Procure deixar as caixas alinhadas vertical e horizontalmente usando as laminas de ajuste caso necessite.

10 - Depois de tudo alinhado marque e fure o assoalho do carro afim de prender a parte externa dos dois coxins da travessa.


Resultados

Fiquei satisfeito com o resultado, que eliminou as vibrações em retomadas e arrancadas em primeira e segunda marchas, porem, a vibração na faixa de 100 a 110km/h diminuiu, mas continuou existindo.

Ficou evidente que, para baixas velocidades o beneficio é imediato, vale a pena, porem, se você visa eliminar as vibrações presentes em velocidades maiores a coisa torna-se mais complicada, tenha em mente que outros fatores também podem interferir no resultado, lembrando que a nova versão da União promete resultados bem mais satisfatorios.

Como outros pontos positivos da adaptação destacaria uma suposta vida útil maior que a união elástica original e o fato da instalação ficar mais limpa e com componentes nacionais






2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, quais peças são nescessarias para montar esse acoplamento homocinetico, pois tmb tenho um niva, devo tirar a caixa para resolver um problema de 4º marcha escapando, ai podia aproveitar pra deixa td OK. Se puderes mandar para fabriciofnds@gmail.com Mt Obrigado

Felipe disse...

Quem vende esse conjunto? E quanto custa?